Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Franquias faturam com falta de água em São Paulo

  • Geral
  • outubro 24, 2014

São Paulo – Quase nove em cada dez paulistanos já esperam ficar sem água por longos períodos nos próximos meses. Segundo uma pesquisa feita pelo Datafolha, é a primeira vez que mais da metade da população de São Paulo enfrenta falta de água pelo menos uma vez no último mês.

Nesta semana, o nível de armazenamento do Sistema Cantareira bateu mais um recorde negativo, com apenas 3,2%, fazendo com que a Sabesp ampliasse o bônusna conta de água para os consumidores que economizassem ainda mais nos próximos meses.

Se a situação da água é péssima, para algumas franquias pode ser o momento de oportunidade. É o caso da rede de lavanderias 5àsec. Segundo Sérgio de Souza Carvalho Jr., diretor de marketing, TI e SAC da companhia, o faturamento das unidades em algumas regiões de São Paulo já cresceu até 18%. “As lojas das zonas sul e norte, principalmente, estão evidenciando isso”, diz Carvalho.

Para economizar água em casa, mais gente está escolhendo levar as roupas para lavar na lavanderia. “A gente percebeu uma mudança cultural também sobre o tipo de roupa que as pessoas estão trazendo. Muitas empresas liberaram os funcionários de trabalhar com roupa social e a gente percebeu aumento de peças do dia a dia, como calça jeans, camiseta e roupas de criança”, explica o executivo.

Com a economia na conta de água, os consumidores acabam gastando um pouco mais para recorrer ao serviço das franquias. Segundo Carvalho, a rede também está incentivando as franquias a economizaram, dando preferência para a lavagem a seco, feita apenas com produtos químicos, sem água.

Para o consumidor, o preço do serviço é padronizado por peças e não por tipo de lavagem. “As nossas máquinas economizam 80 litros de água por lavagem na comparação com o equipamento doméstico. Se você gasta 180 litros de água para lavar em casa, a gente gasta 100 litros. Quando fazemos a limpeza das peças no sistema a seco não utilizamos água e há uma economia ainda maior do recurso”, diz.

Outra rede que identificou uma oportunidade na seca foi a DryWash, de lavagem de carros. A empresa investiu 2 milhões de reais para tornar a lavagem a seco mais acessível e antecipou planos de ir para o varejo, previstos só para o próximo ano.

“A gente tem sentido um aumento significativo na procura de novos empreendedores para montar franquia ou operações independentes. Isso tem aumentado muito desde o início do ano, mas deu um salto nos últimos dois meses”, conta Lito Rodriguez, sócio fundador da DryWash.

Desde 2011, a empresa trabalha com uma estratégia multicanais, levando os produtos para lavagem direto ao consumidor. “A gente antecipou alguns investimentos de 2015. Não estávamos programando ir para o grande varejo, mas antecipamos e fechamos uma parceria com o Walmart para disponibilizar os produtos nos próximos 15 ou 20 dias”, diz Rodriguez.

Para consolidar o projeto e aproveitar a demanda que pode aumentar nos próximos meses, a rede investiu 250 mil reais nesta iniciativa.

O sistema usado pela empresa é considerado pioneiro no mercado e economiza até 300 litros de água por carro lavado. A empresa projeta um crescimento de 30% no faturamento neste ano, mas não divulga os valores em reais.

AnteriorAnteriorMG: Conta de água tem reajuste de 25% em Sacramento
PróximoAudiência discute quebra de contrato entre Caema e prefeitura em ImperatrizPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
Penetron
aquamec
suez
DENORA
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
logo-bioproj
logo-netzsch
bf-dias
Conaut

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.