saneamento basico

Governo lança programa nacional de segurança hídrica

Enquanto o Estado de São Paulo enfrenta a escassez de água para o abastecimento da população, o governo federal lança nesta quarta-feira, 20, o Programa Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), que tem o objetivo de garantir a oferta do líquido para uso humano e para as atividades produtivas – além de reduzir os riscos associados a eventos climáticos, como secas e cheias.

O programa pretende identificar as demandas do setor até 2020 e o alcance das intervenções previstas vai até 2035. Para alcançar os objetivos do programa, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério da Integração Nacional identificaram a necessidade de obras como barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração. A intenção é que os empreendimentos sejam executados pelo ministério por meio de parcerias nos âmbitos federal e estadual.

De acordo com a ANA, eventuais divergências pelo uso da água serão consideradas pelo programa, a exemplo da recente disputa entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro em torno da vazão de barragens localizadas no Rio Paraíba do Sul.

“O PNSH vai analisar os usos setoriais da água sob a ótica dos conflitos pelo recurso – existentes e potenciais – e dos impactos na utilização da água em termos de quantidade e qualidade”, informou documento distribuído à imprensa.

Os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Integração Nacional, Francisco Teixeira, além do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, vão conceder entrevista coletiva sobre o programa ainda na tarde desta quarta-feira.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »