saneamento basico

Governo tomará medidas preventivas para o abastecimento de água no segundo semestre – Piaui

Para que ações de prevenção sejam realizadas, foi criado um grupo de trabalho composto pelos órgãos que atuam na área de recursos hídricos.

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quarta-feira (24), no Palácio de Karnak, com os gestores e representantes da empresa Eagea, Águas de Teresina, Sefaz, Sead, Agespisa, Iaespi, Emgerpi e Suparc. Durante o encontro, foi criado um grupo de trabalho para que medidas de prevenção possam ser tomadas quanto ao abastecimento de água no Piauí no segundo semestre do ano.

Segundo o governador, em 2016 o estado passou por graves situações, nas quais algumas regiões necessitaram ser atendidas com carro-pipa. “Neste ano analisaremos com antecedência os locais que precisam, por exemplo, de um gerador, de ampliação da armazenagem de água, de tecnologia, energia, dentre outros. Queremos garantir soluções para que tenhamos o melhor funcionamento do sistema em 2017”, destacou.

Todos os anos, a maior preocupação é o período entre setembro, outubro, novembro e dezembro. “É um época em que não chove e há a necessidade de trabalhar para garantir que haja água suficiente em todas as regiões. Por essa razão, o grupo composto por todos os órgãos que atuam na área de recursos hídricos atuarão de forma preventiva”, acrescentou Wellington Dias.

Para o presidente da Eagea, Hamilton Amadeo, é fundamental que a empresa esteja comprometida com o plano do governo que visa proporcionar, no menor espaço de tempo possível, a universalização dos serviços de água e esgotamento. “Hoje estamos reafirmando esse compromisso. Viemos também informar os primeiros passos que serão dados no sentido de eliminar, de maneira ágil, a falta de água na cidade”, apontou.

Ainda de acordo com o presidente, os primeiros passos consistem em alcançar cerca de 15 regiões com os maiores indícios de falta de água, preparando a capital para o próximo período de seca que se aproxima. “A estratégia que trouxemos foi melhorada com as sugestões do secretariado e pretendemos, em um prazo mais curto ainda, fazer as obras acontecerem antes do Brobró. A partir daí começaremos os trabalhos relacionados ao esgotamento para que possamos ter todos os serviços funcionando”, finalizou.

Autoria: Lorenna Costa
Fonte: http://www.pi.gov.br 

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »