saneamento basico
lixo-esgoto-botafogo

Após ressaca, lixo e esgoto invadem Enseada de Botafogo/RJ

Força da água quebrou uma comporta que impede o deságue do Rio Berquó na Baía de Guanabara

A ressaca que atingiu o Rio nas últimas semanas mudou a paisagem da orla e continua provocando estragos. Na Zona Sul, a Enseada de Botafogo amanheceu nesta quarta-feira tomada por uma extensa camada de lixo e esgoto, consequência do rompimento de uma comporta que impede o deságue do Rio Berquó na Baía de Guanabara. Na Zona Oeste, a força do mar, que já havia levado uma extensa faixa de areia da Praia da Barra, fez ceder um trecho da ciclovia, na altura do Posto.

Leia também: MP firma termo para reiniciar saneamento na baía de Guanabara/RJ

Os dois problemas foram “heranças” da ressaca. Na Baía de Guanabara, o lixo só surgiu agora, embora a comporta tenha quebrado há 12 dias, porque, com a maré alta, a água do mar invadiu a tubulação por onde passa o rio, impedindo que os detritos acumulados e esgoto, despejado irregularmente, saíssem. Quando o nível do mar diminuiu, a “lixarada” saiu. Se a comporta estivesse funcionando, todo o material teria sido desviado, como acontece normalmente, para o Emissário Submarino de Ipanema.

— O rio ficou afogado, como se tivesse havido um refluxo. A água do mar não deixava o rio vazar e, quando a maré baixou, tudo que ficou empilhado saiu de uma vez só. Mas foi algo anormal, fiquei bem impressionado com a altura que a água atingiu — comentou o oceanógrafo David Zee.

A ressaca que atingiu o Rio nas últimas semanas mudou a paisagem da orla e continua provocando estragos Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

A situação do Rio Berquó, segundo Zee, é ainda pior, pois não se sabe ao certo como está a sua “saúde”:

— Como ele foi todo canalizado, não sabemos como está. Mas, por receber muitos dejetos orgânicos, inclusive do Cemitério São João Batista, é muito perigoso.

Responsabilidade pelo esgoto irregular é discutida

Depois que a comporta quebrou, a Fundação Rio Águas tentou construir uma barreira, com sacos de cimento, para tentar impedir que a sujeira fosse para o mar, mas o improviso não deu certo. Hoje, segundo o órgão, será finalizada a reinstalação da comporta original.

A Rio Águas afirmou que é de responsabilidade da Cedae a fiscalização do esgoto em toda a Zona Sul. Já a Cedae alegou que não tem tubulação desaguando na região, e que o Rio Berquó é responsabilidade da prefeitura.

Trecho de ciclovia desaba na Praia da Barra com a força das ondas

Na Zona Oeste, a ressaca também trouxe um problema tardio. Ela levou há uma semana uma extensa faixa de areia da praia e, como o mar continuou avançando, derrubou, nesta terça-feira, também parte da ciclovia. O trecho, de cerca de 30 metros, foi isolado por blocos de concreto.

Morador da Barra, o engenheiro civil Paulo Kaloubek disse ter acompanhado a destruição provocada pelas ondas, que deterioraram a base da via há uma semana e atingiram também dunas de vegetação nativa. De acordo com o engenheiro, se o mar prosseguir avançando, as bases de um prédio dos bombeiros, na região, podem ser danificadas.

— Só na Praia do Pontal que vi uma situação parecida por conta da ressaca. O mar está implacável — disse Paulo.

O Secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Roberto Nascimento, disse que a pasta já avalia os danos causados pela ressaca e que um laudo, que norteará a prefeitura nas providências necessárias à recuperação imediata da área, está sendo finalizado.

Fonte: O Globo.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »