saneamento basico

Cheia revela grande volume de lixo no rio, pessoas são principais responsáveis pela poluição

Cultura de jogar lixo no rio causa problemas ambientais. Certas embalagens demoram centenas de anos para se decompor.

O lixo despejado pelos passageiros de embarcações diretamente no rio Tapajós aparece nessa época do ano em que o nível da água está subindo. Esses resíduos além de poluírem o meio ambiente causam problemas também aos humanos.

A degradação é resultado da ação humana. Apesar das campanhas as pessoas descartam latas, garrafas de plástico e demais embalagens que poluem o rio. Na área do Porto dos Milagres o lixo é tanto que até uma geladeira abandonada pode ser vista no local.

Segundo o administrador do Porto, Raimundo Nonato, ações de limpeza já foram realizadas no local. “Enchemos quase três caçambas de lixo, mas as pessoas não têm noção”, conta.

Danos ambientais

Com o tempo, o lixo acaba atraindo vetores de doenças como a dengue. O doutor em ciências ambientais, Edinelson Saldanha, explica que alguns materiais demoram muito tempo para se decompor e os danos ambientais são irreparáveis. “A população tem baixa conscientização, falta mais educação ambiental e campanhas constantes, o ano todo”, ressalta.

Em nota, a Prefeitura de Santarém informou que quem lançar resíduos sólidos na natureza, líquidos ou gasosos, ou detritos com substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas na legislação e atos normativos, está sujeito à multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 mil, e pena de reclusão de um a cinco anos, mediante o laudo técnico das autoridades ambientais.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »