saneamento basico

(MG) Estação de Tratamento de Esgosto do Barreiro será modernizada

Convênio firmado entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) garantirá a revitalização e adequação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Complexo Hoteleiro do Barreiro.

A Ordem de Serviço para liberação dos recursos da ordem de R$ 735 mil foi assinada na última sexta-feira (24), em Araxá, pelo presidente da Copasa, Ricardo Simões; pelo diretor de Operação Sudoeste da empresa, Paulo Fernando Rodrigues Lopes; pelo vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos de Oliveira; pelo diretor de obras da Codemig, Luiz Augusto de Barros; pelo prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa; pelo deputado estadual Bosco; e pelo vereador Juninho da Farmácia, representando a Câmara Municipal de Araxá.

As obras irão permitir que todo esgoto coletado na região do complexo, incluindo hotéis, pousadas e residências, seja tratado de forma adequada. “A modernização da ETE trará desenvolvimento social e econômico para a população que vive no entorno do Complexo Hoteleiro do Barreiro, além da preservação do meio ambiente”, comentou o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

O conjunto das obras que irá modernizar o processo de tratamento do esgoto será entregue no início de fevereiro de 2015, e prevê, entre outras intervenções, a instalação de novos filtros na ETE; construção de um laboratório que irá permitir a análise do efluente após passar pelas etapas do tratamento; e implantação do sistema de recolhimento e queima de gás, elevando a capacidade de tratamento da unidade para hum milhão de litros de esgoto por dia. Além disso, será feita a urbanização e a revitalização do local que irá proporcionar mais conforto e melhores condições de utilização pelos turistas que frequentam o Complexo Hoteleiro do Barreiro.

Esta é uma conquista importante para Araxá, que tem o turismo como uma das principais atividades econômica da cidade. Agora teremos turismo sustentável”, afirmou o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos de Oliveira.

Fonte: Diário de Araxá
Veja mais: http://www.diariodearaxa.com.br/Noticia/Cidade/2014/1/Estacao-de-Tratamento-de-Esgosto-do-Barreiro-sera-modernizada/13139.aspx

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »