saneamento basico

(MG) ETEs serão entregues até o final do ano em Paraíso

Segundo o gerente distrital da Copasa, Flávio Bocoli, o ritmo das atividades vai se acelerando em várias frentes de atuação. Dezenas de operários e máquinas estão concentradas na edificação do tratamento preliminar, dos reatores, do filtro, e do decantador, estes três já em fase final de construção, além da concretagem da estação elevatória de esgoto. “Podemos dizer que a obra nas estações de tratamento tem três etapas, que são: a concretagem, a implantação de equipamentos e a urbanização. A primeira fase já está com aproximadamente 90% concluídos, 50% dos equipamentos já foram adquiridos e iniciamos recentemente a fase de urbanização do local”, explicou.

A previsão para entrega da obra por parte da Prefisan, empresa responsável pela construção das duas estações de tratamento de esgoto de Paraíso, é entre novembro e dezembro deste ano. A operação das ete´s deve ter início em março do ano que vem.

Ainda de acordo com Bocoli, 99% da rede de 37 quilômetros de interceptores que levam o esgoto residencial para as estações de tratamento já foram concluídos, retirando todo o esgoto doméstico do perímetro urbano de Paraíso. “A cidade está praticamente limpa do esgoto. Nós temos alguns setores de rede coletora antiga que adquirimos da prefeitura, que vem apresentando problemas pontuais. Nestes locais a Copasa vem dando manutenções constantes”, disse Bocoli.

Depois que o esgoto chega na estação de tratamento, através das redes coletoras, ele cai na estação elevatória, que bombeia a água e todos os resíduos que ela traz para o tanque de tratamento preliminar. Em seguida, o esgoto segue para o filtro, o decantador e depois é devolvido para a natureza.

A água sai com 90% de pureza, e os resíduos que são retirados dela são encaminhados para um aterro sanitário que também será construído no local. “Como os córregos de Paraíso são de pequeno volume de água, nós tivemos que implantar métodos para realizar um tratamento secundário mais adequado, para que a água do esgoto seja devolvida à natureza com maior índice de pureza. Se fosse no Rio Grande, por exemplo, nós poderíamos realizar o tratamento primário e o próprio rio se encarregaria de retirar o restante das impureza”, acrescentou o gerente distrital.

Com a conclusão das ete´s, a Copasa ficará responsável apenas pelo tratamento do esgoto sanitário doméstico. Cabe aos órgãos ambientais fiscalizar os resíduos lançados pelas indústrias nos córregos do município.

O gerente distrital explica que existe um programa que oferece aos industriários a opção de lançar o esgoto de suas empresas na rede da Copasa, mas para isso ele precisa de um tratamento preliminar. “Nós já fizemos contato com a maioria dos empresários da cidade para que possamos juntos realizar este trabalho. O resultado seria uma cidade com 100% de seu esgoto tratado”, conclui.

Fonte: ClicFolha
Veja mais: http://www.clicfolha.com.br/noticia/30527/ete039s-serao-entregues-ate-o-final-do-ano-em-paraiso

Últimas Notícias: