saneamento basico

MG: Sedru assume a condução do Plano Estadual de Saneamento

O Governo de Minas Gerais criou um Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI) com a finalidade de elaborar o Plano Estadual de Saneamento Básico (PESB), alinhado às ações da força-tarefa criada para planejar e articular ações de gerenciamento dos recursos hídricos no Estado. O Decreto Nº 46.775 do governador Fernando Pimentel, que instituiu o grupo, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (11/6).

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) já elaborou o termo de referência que contém estratégias, políticas e diretrizes para formulação do PESB e vai coordenar as ações do Grupo de Trabalho, que também é composto pela Seplag, Semad, FJP, Copasa, Igam, Feam e Arsae.

A partir da constatação pela força-tarefa de recursos hídricos da falta de planejamento das ações de saneamento no estado, o Governo de Minas Gerais verificou a necessidade de ter um plano estadual para estabelecer as diretrizes para a universalização do saneamento básico no estado, além de definir programas, projetos e ações de investimento no setor. Atualmente, apenas São Paulo e Rio Grande do Sul possuem este instrumento e a Bahia está em fase de estudos.

O secretário Tadeu Martins Leite explica que o PESB vai realizar um diagnóstico detalhado da situação atual dos quatro componentes do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial, e estabelecer objetivos e metas de universalização para a prestação dos serviços.

“O PESB será o ponto de partida para a execução do orçamento, direcionando os investimentos em água, esgoto, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos e drenagem pluvial, com base em um diagnóstico e um planejamento, evitando desperdício de ações e de recursos”, afirma o secretário.

Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento

Este diagnóstico do saneamento já está em estágio avançado, pois o Estado de Minas Gerais possui um Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (SEIS) que compila informações dos serviços de saneamento básico (abastecimento de água; esgotamento sanitário; coleta, manejo e destinação de resíduos sólidos urbanos e sistema de drenagem pluvial urbana) e sobre a gestão municipal na área. O SEIS coleta estas informações bimestralmente nos 853 municípios do Estado e outros 780 distritos. A terceira etapa da pesquisa terá início em junho próximo.

Grupo de Trabalho

A intenção do Governo de Minas Gerais ao criar é este Grupo de Trabalho é alinhar as estratégias setoriais no planejamento das ações e propor a metodologia mais adequada para elaboração do PESB, com base no momento de restrição hídrica e financeira do estado. Ao longo do processo, poderão ser convidados outros atores estaduais e federais, bem como órgãos, entidades, instituições privadas, associações e representantes da sociedade civil. Na fase de elaboração do Termo de Referência, a Sedru contou com o apoio do mestre e doutor da UFMG, professor Leo Heller, que é relator especial da ONU sobre água e saneamento.

 

Fonte: Jornal do Brasil

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »