saneamento basico

Mudanças climáticas e saneamento são temas abordados

O seminário ‘Tecnologias de conservação do meio ambiente: experiências e desafios’ será realizado na segunda-feira (08.06), no auditório Pantanal da Sema. No período da manhã, a partir das 8h30, a mesa redonda tratará de ‘mudanças climáticas’; e a partir das 14h, é a vez de falar sobre ‘saneamento e os impactos no meio ambiente’.

Este ano, o Governo do Estado preparou uma programação integrada entre as secretarias estaduais e a Prefeitura Municipal de Cuiabá; para a 11ª Semana do Meio Ambiente, com enfoque no tema ‘desafios do século 21: água, solo e luz’. Palestras, gincana escolar, cursos, recolhimento de embalagens plásticas recicláveis, visitas ecológicas de estudantes aos parques da capital e caminhada ecológica são algumas das ações que já estão em andamento. Como este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente é nesta sexta-feira (05.06), ponto facultativo para o serviço público, a comemoração referente à data será na segunda-feira (08).

Para superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, a programação tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão crítica entre os diversos setores da sociedade urbana e rural para uma percepção dos impactos da ação humana sobre o patrimônio natural do país, com o intuito de mostrar que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade individual e coletiva. Ela explica que o tema de 2015 foi escolhido a partir das temáticas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano priorizou solo e energia. “Nós fizemos questão de manter e priorizar as reflexões sobre a água por ser de extrema relevância para o país e também para o Estado.”

Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi instituída a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

 

Fonte: Cenário MT

 

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »