saneamento basico

Municípios têm até dezembro de 2015 para apresentar plano de saneamento

Os municípios ganharam mais tempo para finalizar a elaboração do Plano de Saneamento Básico. O encerramento do prazo estava marcado para o fim do ano passado, mas o governo federal publicou decreto esta semana adiando a data para dezembro de 2015.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério das Cidades, 70% dos 5.568 municípios brasileiros não entregou o plano no fim do ano passado e ficaria impedido de receber recursos federais para projetos de saneamento. Com a prorrogação, os gestores têm prazo para regularizar a situação e evitar o bloqueio.

Uberaba será uma das cidades beneficiadas com a medida do governo federal. No ano passado, o Codau contratou empresa e deu início ao processo de formatação do plano. Foram realizadas 27 microconferências e uma audiência pública para ouvir as demandas da população na área de saneamento e elaborar o documento. Apesar do esforço, o trabalho ainda não foi finalizado.

A empresa aguarda análise da Caixa Econômica Federal sobre o material preliminar encaminhado no fim do ano passado. Após o posicionamento, a consultoria responsável pela elaboração do plano municipal de saneamento apresentará o relatório final e a minuta do projeto de lei em audiência pública. Em seguida, o material será enviado para apreciação dos vereadores.

Fonte: Jornal da Manhã Online
Veja mais: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,92808

Últimas Notícias:
APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS GEOTÊXTEIS MODULARES (GEOXTEEL®) PARA DESAGUAMENTO DE LODO EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO SBV Engenharia Ambiental (2)

Aplicação de estruturas Geotêxteis Modulares (GEOXTEEL®) para desaguamento de lodo em sistemas de tratamento de esgoto | SBV Engenharia Ambiental

A geração de lodo é uma consequência inevitável dos processos de tratamento de água e esgoto. Esse resíduo é formado principalmente por sólidos suspensos removidos durante as etapas físico-químicas ou biológicas do tratamento, apresentando, em geral, elevado teor de umidade. Em muitos casos, o lodo recém-gerado possui mais de 95% de água, o que implica em grandes volumes a serem armazenados, transportados e destinados adequadamente.

Leia mais »