saneamento basico

Municípios têm até dezembro de 2015 para apresentar plano de saneamento

Os municípios ganharam mais tempo para finalizar a elaboração do Plano de Saneamento Básico. O encerramento do prazo estava marcado para o fim do ano passado, mas o governo federal publicou decreto esta semana adiando a data para dezembro de 2015.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério das Cidades, 70% dos 5.568 municípios brasileiros não entregou o plano no fim do ano passado e ficaria impedido de receber recursos federais para projetos de saneamento. Com a prorrogação, os gestores têm prazo para regularizar a situação e evitar o bloqueio.

Uberaba será uma das cidades beneficiadas com a medida do governo federal. No ano passado, o Codau contratou empresa e deu início ao processo de formatação do plano. Foram realizadas 27 microconferências e uma audiência pública para ouvir as demandas da população na área de saneamento e elaborar o documento. Apesar do esforço, o trabalho ainda não foi finalizado.

A empresa aguarda análise da Caixa Econômica Federal sobre o material preliminar encaminhado no fim do ano passado. Após o posicionamento, a consultoria responsável pela elaboração do plano municipal de saneamento apresentará o relatório final e a minuta do projeto de lei em audiência pública. Em seguida, o material será enviado para apreciação dos vereadores.

Fonte: Jornal da Manhã Online
Veja mais: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,6,POL%CDTICA,92808

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »