saneamento basico

Nível do Cantareira chega em 18,9%

O Sistema Cantareira voltou a captar água da chuva ontem (29) e hoje (30). Há uma semana não chovia no local. Com acréscimo de 16,4 milímetros (mm), o acumulado neste mês atingiu 206,3 milímetros (mm), o que é 15,9% superior à média histórica para março (178 mm). O nível dos seis reservatórios desse manancial subiu de 18,7% para 18,9%, na 24ª elevação consecutiva, segundo a medição feita em relação à capacidade de produção no volume útil – água que fica acima das comportas.

Desde o dia 16 de março, os dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passaram a considerar também a quantidade armazenada em relação à capacidade total, incluindo a disponibilidade da primeira cota do volume morto – água que fica abaixo das comportas – e de onde ainda é feita a retirada para o abastecimento de 5,6 milhões de pessoas. Por essa metodologia, o nível passou de 14,5% para 14,6%, com um total de 185,6 bilhões de litros de água.

Nos outros cinco mananciais administrados pela Sabesp, apenas um apresentou queda no volume disponível , o Alto Tietê – de 22,9% para 22,8%. Em dois deles foram registradas elevações: Alto Cotia – de 64,4% para 64,6% – e Rio Claro – de 43,7% para 43,9%. Nos demais, as taxas ficaram estáveis: Guarapiranga, o segundo maior reservatório de São Paulo, com armazenamento em 85% de sua capacidade e o Rio Grande, com 97,3%.

 

Fonte: EBC

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »