saneamento basico

Obra de esgotamento sanitário do Santa Maria está em execução

O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Antônio Sérgio Ferrari Vargas, realizou uma visita técnica a Estação Recuperadora de Qualidade (ERQ) Sul. A estrutura localizada no bairro Santa Maria está sendo duplicada para tratar o esgoto coletado em parte dos bairros onde o sistema de esgotamento está sendo ampliado. Mais de 90% das obras estão executadas.

A obra está praticamente pronta, falta agora somente a etapa de montagem dos equipamentos”, explica Sérgio Ferrari, que foi acompanhado pelo Diretor de Operações, Sílvio Múcio Farias, e pelo Diretor de Meio Ambiente e Engenharia, Edson Barreto. O objetivo da visita, segundo o diretor-presidente, foi promover a integração das duas diretorias, já que uma está responsável pela finalização das obras, enquanto a outra receberá a estrutura para dar início à operação.

A parte de concreto da Estação Recuperadora de Qualidade foi totalmente concluída, faltando apenas finalizar a instalação dos equipamentos. A previsão é que até o fim deste semestre a unidade esteja pronta. “Essa ampliação da ERQ Sul integra o trabalho do Governo do Estado de expandir o esgotamento sanitário de Aracaju e da região metropolitana. A obra é vital para o bom funcionamento do sistema no futuro. Já existia uma parte da estrutura em operação, agora nós vamos ter um aumento expressivo da capacidade de tratamento de esgoto”, descreve Ferrari.

Importância
A ERQ Sul terá a capacidade de tratamento ampliada de 309 l/s para 640 l/s, desta forma a população atendida passará de 120 mil para 250 mil habitantes. Isto garante que todo material coletado receba um destino sustentável, sendo devidamente tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente, evitando tanto os danos ambientais quanto os riscos à saúde humana.

Serão diretamente beneficiados os moradores dos bairros Atalaia, Coroa do Meio, Aeroporto, Farolândia, Santa Maria e Zona de Expansão. Foram investidos R$ 15 milhões, provenientes do Governo do Estado e do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Fonte: FaxAju
Veja mais: http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=179033

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »