saneamento basico

Obras para captar água de Rio Paraopeba se iniciam nos próximos 15 dias

As obras para a captação de água do Rio Paraopeba, que tem como objetivo abastecer a cidade de Pará de Minas, na região Central do Estado, devem ser iniciadas nos próximos 15 dias. O prefeito Antônio Júlio de Faria, anunciou em entrevista coletiva no dia 7 de março deste ano que a empresa Saneamento Águas do Brasil venceu a licitação para gerir o fornecimento de água da cidade e já está no município para dar inícios aos trabalhos. A expectativa é de que o serviço esteja à disposição do consumidor em um ano.

Após 35 anos de serviços prestados, o contrato entre a Prefeitura de Pará de Minas e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi encerrado. A administração alegou não ter renovado contrato com a companhia porque a empresa não pretendia investir na cidade, apesar de lucrar R$ 1 bilhão com um contrato de 30 anos. Na época, Copasa alegou que seria necessário um investimento de R$ 100 milhões em obras de ampliação e melhoria de abastecimento de água para resolver o problema na cidade. No entanto, esses investimentos vêm sendo adiados por conta da demora do município em renovar o contrato de concessão.

Após o impasse, em fevereiro, a prefeitura abriu uma licitação, que foi vencida pela empresa Saneamento Águas do Brasil, que atua no Rio de Janeiro, São Paulo e no Amazonas.

Segundo a Prefeitura de Pará de Minas, nem mesmo a proposta da transposição do Paraopeba para Rio Manso irá prejudicar o processo.

Em janeiro deste ano, uma matéria de O TEMPO, da repórter Angélica Diniz, denunciou na época que a nascente do Paraopebas localizada no distrito de Cana do Reino, em Cristiano Otoni, região Central, estava completamente seca.

O manancial é responsável por abastecer grande parte da população da capital e região. E o governo do Estado apresentou no início do ano uma proposta para solucionar a crise de abastecimento na região metropolitana de Belo Horizonte, que prevê a captação de água no manancial.

Fonte: O Tempo

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »