saneamento basico

(PE) Açude do Timbi, em Camaragibe, sofre com poluição e descaso

Localizado na rua Santilo Ivo, bairro do Timbi, na cidade de Camaragibe, o Parque Açude Santa Rita de Cássia vem sendo alvo de reclamações por parte da população local. Com Academia da Cidade e pista de corrida ao redor, o açude do Timbi, que também faz parte da paisagem local, chama atenção pela poluição provocada pelo descarte de um esgoto que se mistura com sua água, lixo e capim acumulados.

O contraste entre o exterior do parque reformado recentemente e o abandono do lago preocupa a população. Indignados, moradores utilizaram o fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com, Cidadão Repórter, para denunciar. “O açude está ficando sem vida. Além do cheiro ruim que sobe por causa da poluição, os peixes estão morrendo. Quando a água está baixa a gente consegue ver a sujeira que está por aqui. Alguma providência precisa ser tomada urgentemente porque aqui é um lugar de lazer, mas a poluição afasta as pessoas”, diz o vendedor Pedro Campelo, 29.

Por ser uma área residencial, também é reclamação dos moradores as consequências da sujeira do açude. O mau cheiro e a proliferação de mosquitos são os mais citados, como aponta o pintor Levi Nóbrega, 45. “Por fora está tudo muito bonito, mas dentro é só mato e o serviço mal feito, porque a rede de esgoto atinge o açude. Além de contaminar a água, incomoda as pessoas que passam e, principalmente, os moradores que sofrem com essa fedentina todo tempo e com bichos, principalmente muriçocas que invadem as casas”, enumera.

Outra preocupação dos frequentadores do espaço é a falta de segurança. Para a vendedora Miriam Coelho, a ausência de policiamento facilita o acúmulo de lixo no açude. “Já faz um ano que o lago está contaminado. No fim da tarde e durante a noite algumas pessoas aproveitam para se drogar por aqui. Acredito que as questões de limpeza e segurança poderiam ser resolvidas com vigias ou patrulhas”, opina.

Resposta
De acordo com a Secretaria Executiva de Obras Públicas de Camaragibe, o descarte de esgoto no açude é constante, mas o serviço de coleta de lixo é realizado diariamente e o de capinação a cada quinze dias. O órgão ainda afirmou que apenas 3% da cidade tem esgotamento sanitário e o trecho que corresponde ao parque não é contemplado.

Fonte: Diário de Pernambuco
Veja mais: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/03/07/interna_vidaurbana,492924/acude-do-timbi-em-camaragibe-sofre-com-poluicao-e-descaso.shtml

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »