saneamento basico

(PE) Obra reforça abastecimento de água de Vitória de Santo Antão

Falta pouco tempo para Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, receber a obra da Adutora de Tapacurá, uma ramificação do Sistema de mesmo nome que irá ampliar em 88% o abastecimento de água da cidade. Os técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalham em ritmo acelerado para concluir o novo sistema até outubro, quando será iniciada a fase de testes. Ao todo, serão implantados 27,5 quilômetros de tubulações a partir da Barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Vitória.

Nesse primeiro momento, a adutora levará água para o município de Vitória, onde chegará bruta para ser tratada na ETA e posteriormente distribuída. Na próxima etapa, prevista para novembro, será a vez do distrito de Bonança, em Moreno, receber o acréscimo no fornecimento d’água. A previsão é que todo o empreendimento, que também inclui uma estação de bombeamento flutuante, uma estação elevatória (sistema de bombeamento) e uma adutora de água bruta, seja concluído até o final de janeiro de 2015.

Atualmente, Vitória de Santo Antão possui uma vazão aproximada de 215 litros de água por segundo, enquanto que em Bonança esse volume é de 26 litros. Com a conclusão da obra, a distribuição passará a ser, respectivamente, de 406 e 46 litros por segundo, beneficiando cerca de 200 mil moradores.

“Estudos realizados pela companhia apontam que esse projeto irá garantir a sustentabilidade hídrica dessas localidades por mais 20 anos”, comentou o diretor Regional do Agreste e Matas, Leonardo Selva. A obra, iniciada em janeiro de 2013, recebeu um investimento de R$ 43 milhões dos governos Estadual e Federal, além de recursos do Banco Mundial.

Fonte: Aesbe

Veja mais: http://www.aesbe.org.br/conteudo/10210

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »