saneamento basico

Prefeito de Divinópolis anuncia início de obras da ETE do Rio Itapecerica

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, anunciou na tarde desta quinta-feira (2) o início das obras das Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Itapecerica. Cerca de R$ 200 milhões devem ser investidos na obra. A estação será construída em parceria da Prefeitura com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A previsão é de que as obras comecem no mês de agosto. Os trabalhos devem durar cerca de um ano e meio. De todo o esgoto produzido em Divinópolis, 10% já é tratado pela Estação de Tratamento Pará. De acordo com o Município, com a ETE Itapecerica e a ETE Ermida, o município terá 100% do esgoto tratado nos próximos anos.
Segundo o prefeito Vladimir Azevedo, a confirmação do investimento foi feita pela presidente da Copasa, Sinara Inácio, nesta quarta-feira (1º).

“O contrato será assinado e, conforme combinado com a presidente, será detalhado todo o cronograma de obra. Também estarão configuradas as alternativas da engenharia para recuperar os seis meses de atraso da obra. Este é o maior investimento ambiental da história de Divinópolis, que vai gerar muitos empregos para nossa economia”, disse Azevedo.

Plano de ações

No mês de julho de 2014 foi anunciado um plano de ações para salvar o Rio Itapecerica. Uma das primeiras medidas foi a contratação de uma balsa para a retirada das plantas. Além disso, foram anunciados desassoreamento e recomposição de encostas.

O chefe do Departamento Operacional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) Maurício Pereira também esteve presente e reforçou que todo o esgoto da cidade estará 100% tratado até 2016, quando três estações de tratamento de esgoto estarão em pleno funcionamento. Uma delas está pronta e atende todos os bairros da bacia do Rio Pará.

Estação de Tratamento de Esgoto

De acordo com o anunciado à época, serão entregues, até 2016, três estações de tratamento de grande porte. A primeira, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Rio Pará, já está pronta. Segundo Maurício Pereira, a estação está localizada no Centro Industrial, perto do Bairro Icaraí. Os investimentos foram na ordem de R$ 9,5 milhões e ainda de acordo com ele, a estação atende todos os bairros da bacia do Rio Pará.

Além da ETE da bacia do Rio Pará, estão sendo projetadas também estações em Santo Antônio dos Campos (Ermida) e da Bacia do Rio Itapecerica, esta que será realizada em duas etapas. A primeira com previsão de conclusão para o ano de 2016 contará com a construção de dois reatores, quatro decantadores e outros quatro filtros. Na segunda etapa serão anexados mais dois filtros, um reator e dois decantadores. Ao todo, as estações terão capacidade para atender mais de 300 mil pessoas com tratamento adequado de 100% do esgoto coletado na cidade.

 

 

 

Fonte: G1
Foto: Gabriela Alvarenga/PMD/Divulgação

Últimas Notícias: