saneamento basico

Programa de gestão dos resíduos sólidos passa por mais uma etapa

Mais uma etapa do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos foi realizada em Anita Garibaldi. A audiência pública aconteceu na sexta-feira (30), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Anita Garibaldi.

O encontro apresentou os diagnósticos relacionados à geração, coleta e destinação final dos resíduos sólidos no município anitense, que aconteceu através do levantamento de dados coletados com a população.

O trabalho de pesquisa foi feito pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que é responsável por elaborar o Plano, e contou com a parceria de profissionais anitenses, como os agentes de saúde. Conforme acontecia a apresentação dos resultados, os participantes da audiência analisavam os números para verificar se realmente estavam de acordo com a realidade atual do município.

De acordo com o professor do curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (CAV), Dr. Everton Skoronski, a intenção era, justamente, que os moradores locais durante a audiência analisassem os números para que o projeto corresponda às verdadeiras necessidades locais. “Percebemos que houve uma mudança negativa quanto às informações obtidas quando comparadas a realidade atual”, disse o professor. O motivo disso é que a pesquisa foi realizada no período de setembro a novembro de 2013, onde na época havia coleta de resíduos periodicamente no interior de Anita, o que atualmente não acontece.

A partir desta análise, o Projeto passará por correções apresentadas durante a audiência realizada, e no próximo encontro, que acontecerá em julho, será apresentado o plano de ação concluído sobre os dados de produção de resíduos. Posterior a conclusão teórica do projeto entregue pela Udesc cabe a outros órgãos ir a busca da captação de recursos para a execução em prática.

Segundo o coordenador em Anita, o engenheiro agrônomo e funcionário da prefeitura, Henrique Matos, a presença da comunidade ajuda a fortalecer o projeto e elaborá-lo de acordo com as necessidades do município.

O Plano Intermunicipal será padrão aos dezessete municípios pertencentes a Amures, contemplando a área urbana e rural, assim haverá soluções coletivas e outras específicas. A educação ambiental, bem como a coleta e separação dos resíduos estão inclusas no contexto do Projeto.

Sobre a coleta dos resíduos em Anita Garibaldi
Área urbana (centro): lixo orgânico nas segundas e quintas-feiras, lixo reciclável nas terças, quartas e sextas-feiras.
Nos finais de semana o serviço não é realizado, por isso, aconselha-se que a partir das sextas-feiras até o domingo não sejam depositados lixos nas lixeiras das ruas, pois não haverá coleta. Pôr lixo a noite nas lixeiras também não convém. O lixo deve ser encaminhado para o recolhimento no período da manhã.

Mesmo que seja um direito da população em ter o lixo coletado, é um dever de cada indivíduo fazer a sua parte em separar os resíduos orgânicos dos recicláveis, e depositá-los nos horários devidos em que ele é recolhido. Se todos colaborarem esse ciclo terá um bom funcionamento.

Fonte: Correio dos Lagos
Veja mais: http://www.adjorisc.com.br/jornais/correiodoslagos/on-line/variedades/programa-de-gest-o-dos-residuos-solidos-passa-por-mais-uma-etapa-1.1464883#.U5CPIXJdWuI

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »