saneamento basico

Recursos Hídricos levanta metas para eliminação de lixões em AL

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza de 28 de abril a 8 de maio as reuniões públicas com os municípios alagoanos com o propósito de desenvolver o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). O plano atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos que, entre os seus objetivos, criam metas para a eliminação dos lixões em Alagoas.

De acordo com a diretora de Planejamento da Semarh, Elaine Melo, as reuniões públicas são importantes por causa do compartilhamento de informações levantadas durante o panorama de resíduos no Estado, bem como a discussão sobre as sugestões da população para a gestão dos resíduos.

Durante as reuniões que acontecem em sete regiões do Estado, serão realizadas uma breve capacitação dos participantes sobre temas relacionados à gestão e manejo dos resíduos sólidos, a apresentação dos resultados do Panorama de Resíduos Sólidos, englobando desde a geração, coleta seletiva e catadores, destinação final dos resíduos, entre outros temas.

A participação da sociedade nas reuniões públicas é fundamental para que seja assegurado o controle social na formulação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

 

Programação

Região da Zona da Mata

Dia 28 de abril, em Atalaia, a partir das 8h30, na Associação Cultural Maria Luiza – Asmalu.

Região Metropolitana

Dia 29 de abril, em Maceió, às 8h30, na Associação dos Municípios Alagoanos – AMA.

Região do Litoral Norte

Dia 30 de abril, em São Luiz do Quitunde, às 8h30, no Auditório da Secretaria de Educação.

Região do Sertão Alagoano

Dia 5 de maio de 2015, em Olho D’Água do Casado, às 8h30, no Clube Social Casadense.

Região da Bacia Leiteira

Dia 6 de maio, em Pão de Açúcar, às 8h30, no Auditório da Faculdade São Vicente.

Região do Agreste

Dia 7 de maio, em Arapiraca, às 8h30, no Auditório da Casa de Cultura.

Região do Litoral Sul

Dia 8 de maio, em Junqueiro, às 8h30, no Clube Municipal Junqueirense.

Fonte: Tribuna Hoje

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »