saneamento basico
reservatorio

Reservatórios flexíveis e móveis garantem o fornecimento de água na Ilha do Mel/PR durante o verão

Solução criada a partir da visita a uma feira na França contribuiu para o fim dos rodízios decorrentes do aumento populacional da Ilha nesta época do ano

O aumento das populações nas localidades litorâneas costuma comprometer o abastecimento de água potável durante a estação mais quente do ano. Na Ilha do Mel, no Paraná, este contexto é coisa do passado. O balneário, que chega a ser visitado por 10 mil pessoas em alguns dias no verão, recebeu investimentos de R$ 460 mil da Paranaguá Saneamento – concessionária da Iguá Saneamento responsável pelos serviços de água e esgoto da região – que possibilitaram um conjunto de soluções para garantir o abastecimento regular do balneário.

A principal delas surgiu a partir de uma visita a Pollutec – feira de soluções ambientais da França –, em 2018, onde profissionais da Paranaguá Saneamento tiveram a oportunidade de conhecer os reservatórios flexíveis, que são constituídos por polímeros de elevada resistência mecânica e química, garantindo a segurança do entorno e a qualidade da água tratada. “Por se tratar de um sistema móvel que pode ser desmontado e retirado do local, sem a necessidade de grandes estruturas fixas e sem impacto ambiental à região, essa foi a solução eleita pela equipe de engenharia da companhia para equacionar os problemas de abastecimento em tempos de superpovoamento da Ilha do Mel”, acrescenta o diretor operacional da Paranaguá Saneamento, João Roberto Rocha Moraes.

A concessionária adquiriu dois reservatórios flexíveis, com capacidade para 150 mil litros cada, e, em apenas três dias após seu recebimento do fornecedor, eles já estavam aptos para serem operados, aumentando a capacidade de reservação da localidade em 84%. A montagem dos reservatórios foi feita pelos próprios funcionários da Paranaguá Saneamento. “Para colocar os reservatórios flexíveis em operação, foi necessário um dia para montá-los, outro para o processo de desinfecção e seu enchimento, estando apto a jogar água no sistema no terceiro dia”, explica Lucas Arrosti, gerente operacional da concessionária.

Montagem dos reservatórios

Os reservatórios são colocados sobre uma manta de borracha, protegendo-os de possíveis desgastes ou perfurações em contato com o solo. Além da manta, também é utilizado um booster (ligado a um gerador) para levar a água dos reservatórios ao sistema com a pressão necessária para chegar às residências. Quando em funcionamento, é necessário apenas um funcionário para controlar a ativação da bomba.

Na Ilha do Mel, eles foram instalados próximos a praia, em uma área de 500 m², o que possibilitou o abastecimento por barcaças, aumentando a disponibilidade de água para o balneário sem exaurir os sistemas de captação do local. Apesar de ficarem a dois quilômetros de distância da ETA, eles estão próximos a rede de abastecimento.

“Ano Novo e carnaval sempre foram problemas com o aumento populacional da Ilha do Mel. Até o verão passado, trabalhávamos com rodízio quando tínhamos picos de consumo. Na temporada atual, por conta das ações que implementamos, especialmente com a adoção dos reservatórios flexíveis, não foi mais necessário fazer manobras na rede de abastecimento”, conta Lucas Arrosti.

ASSISTA O VÍDEO: Implantação de inovações na área de saneamento básico pela Iguá Saneamento

Plano do verão

A adoção dos reservatórios flexíveis veio acompanhada de outras soluções do Plano Verão elaborado pela Paranaguá Saneamento. O aumento da oferta de água potável também decorreu da perfuração de 30 novos poços, além da reforma dos 37 existentes, aumentando o volume captado. Com isso, as duas Estações de Tratamento de Água (ETA) da ilha aumentaram a produção em 4,7 vezes (ETA Brasília) e em 2,2 vezes (ETA Encantadas), resultando em aproximadamente 476 mil litros de água por dia disponível para consumo no período das festividades

A empresa providenciou também uma barcaça para reforçar o abastecimento de água na ilha. O equipamento, com capacidade de reservação de 150 mil litros de água, pode transportar água do continente até a ilha se, com todas as melhorias, os sistemas locais precisassem de reforço. “Nós tomamos todas as providências para que as pessoas na Ilha do Mel pudessem usufruir de um verão tranquilo. Organizamos uma verdadeira força-tarefa para garantir a disponibilidade de água de qualidade”, declara João Roberto Rocha Moraes.

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Grate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água. www.iguasa.com.br

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »