saneamento basico

Revoltados, empresários ‘avisam’ turistas da Copa sobre água com fezes em Cuiabá

Empresários da região da Rua Joaquim Murtinho, na região central e histórica de Cuiabá, estão revoltados. Há dias, uma quantidade enorme de esgoto vaza na esquina com a Travessa João Dias, provocando um forte mal cheiro e alagando a região com uma água escura. Detalhe: sem que a Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, CAB Cuiabá, já acionada, tome qualquer providência para por fim ao desconforto. Cansados, decidiram protestar: mandaram confeccionar uma placa, com quatro idiomas, para avisar os turistas: “Cuidado, Água com fezes”.

A cena chamou a atenção do grande numero de pessoas que passam pelo local. Mesmo enfrentando a podridão, muitos paravam para tirar fotografia e lastimar a situação. “Isso é uma vergonha para a nossa cidade. Estou tão decepcionado” – disse Anibal Nascimento, 46, vendedor, que prometia espalhar ‘a novidade’ pelas redes sociais. O ruidoso aviso foi escrito em inglês, japonês e francês.

A rigor, o cenário lastimável na região central de Cuiabá é apenas uma amostra do vexame de Cuiabá na Copa do Mundo. São tantos os problemas, longe de se restringir as obras inacabadas que transformaram a cidade em um verdadeiro caos, com buracos, poeira, desvios e muita confusão no trânsito. A ponto de o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, ao comentar problemas e atrasos em obras para o Mundial nas 12 sub sedes, destacou negativamente a Capital de Mato Grosso, dizendo que Cuiabá será uma das decepções na Copa e que a cidade parece mais uma praça de guerra.

Em verdade, a cidade há tempos vem sendo ‘massacrada’ na opinião pública. Não apenas no Brasil como também no exterior. Principalmente no exterior. Publicações especializadas enviaram à cidade correspondentes que escrevem sobre o susto que levam assim que deixam o acanhado e sujo terminal aeroportuário de Várzea Grande até o retorno para dentro do avião levando-os de volta com as piores impressões possíveis sobre todos os aspectos envolvendo a cidade sede da Copa do Mundo.

A falta de segurança, evidenciada com o ‘socorro’ do Governo Federal, que prometeu enviar reforço para o período em que ocorrerão os quatro jogos na cidade, também é flagrante. Os japoneses – que correm o risco de lerem no próprio idioma a placa com o alerta informando sobre a água com fezes na rua – até emitiram alerta para que seus cidadãos tomem muito cuidado ao pisar em solo cuiabano. Aqui, segundo eles, a barra é pesada. E é! O cidadão anda com medo. Há até risco da Polícia entrar em greve. O caos na saúde é marca registrada e inquestionável.

A cidade está suja, mal cuidada e sequer sem uma maquiagem. Uma vergonha para os cuiabanos a 20 dias de receber milhares de turistas. Nas redes sociais, um grupo de discussão manifestou estranheza com o fato de a Prefeitura não ter ainda iniciado uma espécie de ‘força tarefa’ para os chamados reparos circunstanciais, como conserto de tampões em bueiros em calçadas, meio-fio quebrado, limpeza das ruas, entre outros.

Fonte e Agradecimentos : http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/revoltados-empresarios-ravisamr-turistas-da-copa-sobre-agua-com-fezes-em-cuiaba#sthash.5pGgUhJ8.dpuf

Últimas Notícias: