saneamento basico

Rio quer erradicar lixões até o fim de 2014

Depois do Programa Lixo Zero, agora é a vez do Lixão Zero. A Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira a criação do programa que vai permitir que os 92 municípios passem a descartar seus resíduos sólidos em aterros sanitários ou em Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs). Dessa forma, o gás metano gerado pela decomposição do lixo será transformado em energia. A meta é erradicar todos os lixões até o fim de 2014.

“A ideia é que os lixões virem aterros, que é uma maneira de evitarmos que o chorume desça para o lençol freático”, afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

O Programa Lixão Zero também desenvolve o projeto Compra de Lixo Tratado, que irá repassar temporariamente aos municípios com lixões em atividade recursos de R$ 20 por tonelada de resíduos destinados a aterro sanitário licenciado. O Entulho Limpo da Baixada Fluminense também fará parte do programa, ajudando as cidades a darem destinação adequada para resíduos do setor da construção civil.

Atualmente, estão ativos no Rio de Janeiro 22 lixões. Eles representam apenas 6,5% dos resíduos gerados. Cerca de 20 aterros ou CTRs já foram implantados ou estão em construção.

Fonte: SRZD
Saiba Mais: http://www.sidneyrezende.com/noticia/227337+rio+quer+erradicar+lixoes+ate+o+fim+de+2014

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »