saneamento basico

Rio quer erradicar lixões até o fim de 2014

Depois do Programa Lixo Zero, agora é a vez do Lixão Zero. A Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira a criação do programa que vai permitir que os 92 municípios passem a descartar seus resíduos sólidos em aterros sanitários ou em Centrais de Tratamento de Resíduos (CTRs). Dessa forma, o gás metano gerado pela decomposição do lixo será transformado em energia. A meta é erradicar todos os lixões até o fim de 2014.

“A ideia é que os lixões virem aterros, que é uma maneira de evitarmos que o chorume desça para o lençol freático”, afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

O Programa Lixão Zero também desenvolve o projeto Compra de Lixo Tratado, que irá repassar temporariamente aos municípios com lixões em atividade recursos de R$ 20 por tonelada de resíduos destinados a aterro sanitário licenciado. O Entulho Limpo da Baixada Fluminense também fará parte do programa, ajudando as cidades a darem destinação adequada para resíduos do setor da construção civil.

Atualmente, estão ativos no Rio de Janeiro 22 lixões. Eles representam apenas 6,5% dos resíduos gerados. Cerca de 20 aterros ou CTRs já foram implantados ou estão em construção.

Fonte: SRZD
Saiba Mais: http://www.sidneyrezende.com/noticia/227337+rio+quer+erradicar+lixoes+ate+o+fim+de+2014

Últimas Notícias:
Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Nível da água em SP mantém queda 1 mês após plano de contingência

Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.

Leia mais »