saneamento basico

(RJ) Teresópolis terá Plano Municipal de Saneamento Básico

Com o objetivo de dar início à elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, Teresópolis, Região Serrana do Rio, realizou nesta segunda-feira (9) uma reunião com o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, e representantes do consórcio Encibra Paralela I, responsável pela criação do plano. A reunião contou também com representantes das secretarias de Educação, de Saúde, de Planejamento, de Agricultura, de Obras e de Serviços Públicos, que também farão parte do comitê responsável pela elaboração do plano.

De acordo com Leandro Coutinho, o Plano Municipal de Saneamento Básico é fundamental para o desenvolvimento do município. “O documento é prioridade para que Teresópolis possa solucionar os problemas relacionados ao bom tratamento e distribuição de água, a implantação de coleta e tratamento de esgoto e a drenagem pluvial. Todas as etapas de produção do plano poderão ser acompanhadas pela população através das audiências públicas ou acessando o blog que em breve estaremos criando”, concluiu.

O consórcio Encibra Paralela I foi contratado pelo Governo do Estado para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico, que engloba tratamento de água, esgoto e drenagem. O consórcio é responsável pela preparação do documento em Teresópolis e em mais cinco cidades que fazem parte da Bacia do Piabanha: Sumidouro, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Sapucaia.

Nossa meta é estudar o sistema existente em cada cidade e propor soluções, trabalhando em conjunto com a administração municipal, através das secretarias envolvidas e a população”, explicou a coordenadora técnica da Encibra Paralela I, Sandra Motta.

O representante da secretaria de Meio Ambiente e assessor técnico do comitê responsável pela elaboração do plano, Eduardo Nielber, pontuou a importância da parceria entre prefeitura e governo do estado. “Estaremos levantando toda a documentação e os dados solicitados pelo consórcio para que o plano seja elaborado de acordo com a necessidade da população”, finalizou.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/12/teresopolis-rj-tera-plano-municipal-de-saneamento-basico.html

Últimas Notícias:
Águas Residuais Têxteis

Desafios e soluções na gestão de águas residuais têxteis: Uma abordagem biológica

Os processos da indústria têxtil consomem grandes volumes de água e geram efluentes resistentes aos processos de tratamento convencionais. Uma gestão eficaz da água requer tecnologias de tratamento que enfrentem a complexidade e variabilidade dos efluentes, assegurando qualidade para reutilização em processos húmidos. Neste estudo testaram-se tratamentos biológicos anaeróbios e aeróbios, suplementados com 2 tipos de materiais (M1 e M2), com características diferentes, para tratar 3 efluentes têxteis.

Leia mais »
DMAE Resíduos Sustentabilidade Compostagem

Dmae transforma resíduos em sustentabilidade com ações de compostagem

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está à frente de uma série de ações voltadas à compostagem, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no manejo de resíduos orgânicos. Em 2024, iniciativas como workshops, palestras e projetos institucionais impactaram diretamente mais de 800 pessoas e, de forma indireta, alcançaram mais de 7 mil.

Leia mais »
Investimentos Drenagem Infraestrutura Hídrica

Governo de SP anuncia investimentos em drenagem e infraestrutura hídrica

No Palácio dos Bandeirantes, uma reunião realizada nesta segunda-feira (3) contou com a presença de prefeitos e foi marcada pela divulgação de novas iniciativas voltadas para a drenagem urbana. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou que aproximadamente R$ 64 milhões estão disponíveis no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para apoiar as cidades na criação de planos de drenagem eficazes.

Leia mais »