saneamento basico

(RS) Rede hídrica é inaugurada em 4ª Linha Nova Baixa

Cerca de 70 famílias residentes na localidade de 4ª Linha Nova Baixa, distrito de Monte Alverne, comemoraram no final da tarde dessa quarta-feira, 22, a inauguração da obra mais aguardada pela comunidade: o sistema de abastecimento de água potável.
A nova rede hídrica possui 6,7 quilômetros de extensão e foi executada com recursos próprios do município, no valor de R$ 130 mil. A obra foi realizada em apenas 37 dias, a contar do anúncio da abertura da licitação. Com esta inauguração – e mais a rede de Alto Paredão já concluída – Santa Cruz do Sul passa a contar com 17 sistemas de abastecimento de água potável no interior do município.

Ao discursar o prefeito fez questão de chamar atenção para o déficit no abastecimento que atinge as comunidades do interior. “São 7 mil pessoas que ainda não tem água potável e que precisam utilizar outros meios de abastecimento, inclusive caminhão-pipa. Meu compromisso é que até o final do meu governo elas terão água potável e foi por isso que essa obra aconteceu tão depressa”. Telmo disse ainda que investir em água potável é fazer saúde pública e cuidar da vida das pessoas.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, e o presidente da Associação de Moradores de Quarta Linha Nova Baixa, Inácio Vogt, lembraram a reivindicação antiga da comunidade e a espera por uma solução que levou mais de 20 anos. “Aguardamos por isto há muito tempo e agora as famílias estão satisfeitas. Somos muito gratos pelo governo ter priorizado esta obra”, disse Vogt.

O ato ocorreu do lado de fora do pavilhão da igreja católica da comunidade Santa Terezinha e reuniu secretários municipais, vereadores, lideranças locais, representantes da empresa que executou a obra, funcionários públicos municipais e comunidade. Ao final da cerimônia o prefeito procedeu à abertura das torneiras, inaugurando oficialmente a rede hídrica.

Fonte: Gaz
Veja mais: http://www.gaz.com.br/_conteudo/2014/01/noticias/regional/11910-rede-hidrica-e-inaugurada-em-4-linha-nova-baixa.html

Últimas Notícias:
Membrana de nanofiltração

Avaliação de uma membrana de nanofiltração para a remoção de antibióticos da água: um estudo de caso com Sulfametoxazol, Norfloxacina e Tetraciclina

Nesse contexto, o presente estudo avalia a nanofiltração, uma tecnologia de membranas filtrantes, na remoção de três antibióticos largamente consumidos (Tetraciclina, Norfloxacina e Sulfametoxazol) da água. Foi empregada a membrana NF270 (DOW – FilmTec), uma membrana de poliamida com massa molecular de corte de 400 Da que foi avaliada em termos de produtividade e capacidade de remoção dos antibióticos.

Leia mais »