saneamento basico

Sanepar implanta rodízio no abastecimento de água de Assis Chateaubriand

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) implantou, na última sexta-feira (7), o rodízio na distribuição de água para os moradores de Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado. A medida, que visa atender todas as regiões da cidade, foi adotada após o Sanepar registrar temperaturas recordes, acima dos 40º; o consumo de água ultrapassar as médias históricas na Sanepar e a produção de água não ser suficiente para suprir a demanda. Para atender todas as regiões diariamente a cidade foi dividida em três setores que terão fechamento alternados a cada quatro horas: das 8 às 12, das 12 às 16 e das 16 às 20 horas.

O primeiro setor abrange 3,8 mil ligações das regiões dos bairros Jardim Progresso, parte baixa do Jardim América, Jardim Cristo Rei e Ivo Muller, com fechamento previsto das 12 às 16 horas. O segundo grupo de bairros abrange o Centro, Jardim Paraná e parte alta do Jardim América, que ficarão sem água das 16 às 20 horas. Nestas regiões estão 2.968 imóveis. O terceiro fechamento será das 8 às 12 horas, do sábado, para as 2.957 ligações dos jardins Europa, Carolina, Sheila, Itaipu, Morada do Sol, Araçá, Jussara, Panorama e Casagrande. Nos demais horários, o abastecimento será feito normalmente. O rodízio será feito de segunda a sábado. Dois caminhões-pipa auxiliarão no abastecimento, especialmente para atender escolas, postos de saúde, creches e hospital.

O consumo de água em Assis Chateaubriand cresceu cerca de 25% em relação ao período de inverno. As mais de 9 mil ligações de água da cidade estão consumindo diariamente mais de 5,5 milhões de litros de água por dia. A partir de dezembro, a Sanepar aumentou em 10% o volume de água distribuído. No entanto, este acréscimo ainda é insuficiente. “Estamos adotando todas as medidas para minimizar os impactos da falta de água. Com o rodízio, a Sanepar alterna o atendimento e ameniza as dificuldades de abastecimento nas regiões mais altas da cidade, que são as áreas que mais sofrem com a falta de água”, diz o gerente regional da Sanepar, Fábio Leal Oliveira.

ALIMENTAÇÃO E HIGIENE – O gerente regional e o prefeito Marcel Micheletto apelam à população para que faça uso racional da água. “Os moradores precisam entender a gravidade da situação e utilizar a água somente para alimentação e higiene pessoal. Assim, será possível ao sistema voltar a ter condições de atendimento sem rodízio”, destacou o prefeito.

O uso da água de forma racional deve ser praticado durante todo o ano e intensificado durante os meses mais quentes. A recomendação nesta época do ano é para que a população adote algumas mudanças de comportamento. A lavagem de carros e calçadas deve ser adiada ou feita com o uso de baldes, ao invés de mangueira. Ao escovar os dentes, fazer a barba ou lavar louças e roupas, é recomendado fechar as torneiras de pias e tanques. O tempo do banho também pode ser reduzido. Os locais onde podem ocorrem vazamentos devem ser verificados e consertados rapidamente.

INVESTIMENTOS – A Sanepar está ampliando o Sistema de Abastecimento de Água de Assis Chateubriand. Com investimento de R$ 4 milhões estão sendo interligados dois poços, construído um reservatório e ampliada a rede de distribuição, além das melhorias operacionais e estruturais das unidades existentes. As obras vão atender a expectativa de crescimento da cidade pelos próximos 20 anos.

Fonte: Aesbe
Veja mais: http://www.aesbe.org.br/conteudo/9545

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »