saneamento basico

SC: Resolução diminui burocracia aos usuários de águas subterrâneas

A resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), publicada na edição do Diário Oficial de terça-feira, 4, estabelece que o Governo do Estado deverá conceder outorga para o usuário de águas subterrâneas em SC. “Na prática, os usuários de água que utilizam poços não precisam mais do licenciamento ambiental, necessitando apenas da outorga, que já prevê questões ambientais relativas ao monitoramento quantitativo e qualitativo das águas”, explica o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Edison Pereira Lima.

Lima destaca que o ato governamental representa um marco histórico, pois com a resolução as reservas de águas subterrâneas existentes em solo catarinense passam a estar protegidas. “Como as águas subterrâneas são de domínio dos estados, era necessário que se estabelecessem mecanismos para o uso racional e ordenado dos recursos hídricos, por meio de um gerenciamento integrado”, salienta.

A gerência de Outorga e Controle de Recursos Hídricos da SDS ficará encarregada de elaborar o planejamento das ações, os estudos de mananciais e conceder a outorga de direito de uso da água. “O objetivo é trabalhar na promoção da gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas, atendendo os diversos usuários de recursos hídricos em todo Estado”, diz o engenheiro agrônomo Fábio Martins, responsável pelo setor. Segundo os geólogos da SDS, Fábio Zandonai e Enaldo Ribeiro Santos, a medida vai desburocratizar o processo que vinha sendo feito até o momento e contribuirá para a construção de um mapeamento mais completo dos poços existentes em todo o Estado.

Os usuários de águas subterrâneas de Santa Catarina, que necessitarem de mais informações, devem entrar em contato com a Diretoria de Recursos Hídricos da SDS pelo telefone (48) 3665 4207 ou pelo e-mail [email protected] .

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »