saneamento basico

Seca aumenta para 17 o número de cidades em colapso no RN

Subiu para 17 o número municípios em colapso no abastecimento hídrico, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As cidades de Cruzeta e Jardim do Seridó, na região Seridó, passaram integrar desde ontem (26) a lista de atingidos com a escassez de água.

O município de Cruzeta, com pouco mais de oito mil habitantes, estava sendo abastecida pelo açude local, que secou. A Caern vinha atendendo em esquema de rodízio, mas o baixo nível do manancial inviabilizou o abastecimento.

Segundo a gerente da Regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, técnicos da companhia vão realizar a limpeza de um conjunto de poços desativados na bacia do açude. Esses poços estavam submersos e ressurgiram com a baixa do nível da água.

De acordo com Rosy Gurgel, a limpeza será feita na próxima semana. Depois, será feita análise da água. Se ela estiver própria para consumo vai atenuar a situação de desabastecimento da cidade.

Jardim do Seridó entrou em colapso depois que o nível do açude Passagem das Traíras tornou inviável a captação. A Caern já havia feito a mudança do ponto de captação a fim de permitir que o fornecimento fosse feito por mais tempo. Mas agora, a situação não permite nova realocação.

Segundo a Caern, o colapso hídrico já atinge os municípios de Acari, Antônio Martins, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Jardim do Seridó, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »