saneamento basico

Sem chuva, nível dos principais reservatórios continua em queda

Devido à escassez de chuvas na região das cabeceiras, o nível dos seis principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo continua em constante queda.

Nos primeiros quatro dias de dezembro, o nível do sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas, já caiu 0,4 ponto percentual. Este mês, a chuva acumulada é de apenas 1,4 mm. Em novembro, o acumulado para o mesmo período era de 39,6 mm. De acordo com a Sabesp, o Cantareira opera nesta quarta-feira (4) com apenas 8,3% de sua capacidade.

Na região dos reservatórios de Guarapiranga, Alto de Cotia e Rio Grande ainda não houve acúmulo de chuva. No mesmo período em novembro, os sistemas já haviam acumulado 5,2 mm, 13,8 mm e 0,2 mm, respectivamente. Os três sistemas unificados fornecem água para cerca de 6,5 milhões de pessoas.

O reservatório de Guarapiranga foi o que registrou a maior queda entre quarta (3) e quinta (4): 0,5 ponto percentual. O sistema opera com 32,2% de sua capacidade. Rio Grande teve queda de 0,3 ponto percentual e opera com 62,7% de sua capacidade. Já o sistema Alto de Cotia opera com 29,2% de sua capacidade e registrou queda de 0,2 ponto percentual.

O sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas, caiu 0,4 ponto percentual e opera com 5,2% de sua capacidade. Nos primeiros quatro dias de dezembro, o sistema acumulou apenas 4,2 mm de água ante 41,1 mm do mês passado.

O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, teve queda 0,5 ponto percentual e atinge 29,9% de sua capacidade. Este é o único sistema em que o índice pluviométrico é superior ao mesmo período do mês passado. Em dezembro, Rio Claro acumula 13 mm ante 5,3 mm de novembro.

REDUÇÃO DA RETIRADA DE ÁGUA

Na terça-feira (2), a ANA (Agência Nacional de Águas) e o Daee (órgão estadual) reduziram o limite para a retirada de água do sistema pela Sabesp. Em dezembro, poderão ser captados até 30 milhões de m3 (metros cúbicos) da segunda cota do volume morto –em novembro, eram 39 milhões de m3.

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: UOL Noticias

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »