saneamento basico

Sistema de esgoto do Ipiranga é ampliado por Sanepar

O município de Ipiranga será atendido com uma nova estação de tratamento de esgoto, com capacidade de tratamento de 20 litros por segundo, duas estações elevatórias, mil metros de rede coletora e cerca de 100 novas ligações prediais. As obras vão possibilitar que a estação atual, na área central da cidade, seja desativada. A Sanepar investe mais de R$ 4 milhões no município e as obras deverão ser concluídas no próximo ano.

“Ipiranga está entre os municípios que têm os melhores índices de atendimento pelo sistema de esgotamento, com coleta superior a 64%. Com a conclusão das obras, teremos uma cobertura ainda maior”, diz o diretor de Relações com Investidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Ney Caldas. “Vale lembrar que a Sanepar trata 100% do esgoto coletado e isso a coloca nas melhores posições entre as empresas de saneamento do País”, afirmou o diretor.

O prefeito Roger Selski diz que percebe os esforços da Sanepar para melhorar os serviços na cidade e apoiar a realização de novos projetos, principalmente no abastecimento para as comunidades rurais.

Um convênio entre a Sanepar e a prefeitura vai atender a Vila Rural Santaria. A parceria prevê a instalação de 14.910 metros de rede de distribuição de água para atender 81 famílias.

Em 2013, a Sanepar investiu R$ 1 milhão em obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ipiranga. Reforços no sistema de bombeamento melhoraram as condições de pressão e vazão para as vilas Rainha, Cristo, Ulisses e Núcleo Estanislau Cenovicz.

PRUDENTÓPOLIS – A Sanepar apresentou à Prefeitura Municipal de Prudentópolis o cronograma da obra de implantação do sistema de abastecimento rural para a localidade de Taboão. Também houve a formalização de um termo aditivo ao contrato com o município, que prevê a conclusão da obra até o fim do ano.

Os documentos foram assinados pelo diretor de Relações com Investidores da Sanepar, Ney Caldas, e pelo prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski. As obras já começaram e são uma parceria entre a Sanepar, o município e a comunidade de Taboão, para atender cerca de 100 famílias.

A Sanepar é a responsável pela elaboração dos projetos e montagem eletromecânica, que inclui a bomba do poço, quadro de comando e instalações hidráulicas. A Companhia também oferece todo o suporte para a organização da comunidade, de forma que, ao fim da obra, os próprios moradores possam operar e gerenciar o sistema de abastecimento rural.

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »