saneamento basico

Tarifa de água sofrerá um reajuste em todo o Piauí, diz Agespisa

A Agespisa anunciou que irá reajustar a tarifa de água e esgoto de Teresina em 9,3%. A medida começa a valer no dia 1º de julho. O aumento nas tarifas de energia elétrica foi apontado como principal motivo para a majoração na conta de água. Com o reajuste, quem consome 10 mil litros de água por mês passará a pagar R$ 23,41, ao invés dos R$ 21,42 atuais.

A Agespisa afirma que essa categoria abrange 392 mil ligações no Piauí, mais da metade dos clientes residenciais da capital. De acordo com o superintendente de gestão comercial da Agespisa, Raimundo José, o custo cobrado é para manutenção do serviço.

“A empresa tem um custo de produção para levar o serviço até o cliente, nesse ano nós tivemos um aumento de energia significativo que pesou bastante na planilha de cálculo do reajuste da tarifa. No ano passado nós tivemos um realinhamento inferior a inflação porque também houve influência da energia, porém quando soma os dois períodos de reajuste do ano anterior com este ano de 11,86% e a inflação do período ultrapassou a 15%, então em relação a inflação o reajuste está ainda abaixo do valor estipulado”, declarou.

Ainda de acordo com ele, o reajuste não vem acontecendo somente em Teresina. “Todas as companhias de saneamento tiveram um aumento um pouco superior a inflação neste período. A energia subiu acima da inflação e isso entra na planilha. As empresas para manter um serviço tem um custo e esse custo tem que ser jogado na tarifa”, disse o superintendente.

 

Fonte: Meio Norte

Últimas Notícias: