saneamento basico

Transposição: confira cronograma da chegada da água a Boqueirão

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) revelou o cronograma estimado para a chegada das águas da transposição no Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). A previsão é que as águas demorem entre 30 e 4o dias para serem levadas, por gravidade, de Monteiro até o manancial responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 cidades do entorno. A água chegou nesta quarta-feira (8), por volta das 20h, na comporta localizada em Monteiro e que deverá ser acionada nesta sexta-feira (10) pelo presidente.

De acordo com Alberto Gomes, coordenador estadual do Dnocs, depois de acionadas as comportas, as águas levarão de 3 a 5 dias para chegar ao reservatório Poções, localizado a 10 quilômetros da sede do município. Ao chegar ao manancial, será necessário um dia para que a água atinja a cota suficiente para que possa atingir o rastro construído para que parte dela siga pelo rio Paraíba em direção à barragem de Camalaú, a última no caminho rumo a Boqueirão.

A estimativa é que, da mesma forma, transcorram de 5 a 7 dias para que a água saia de Poções e chegue a Camalaú. A previsão é que de lá, depois de encher o manancial, a água siga por gravidade em direção ao Açude Epitácio Pessoa, o que poderá levar pelo menos de 20 a 30 dias. A dificuldade de precisar a data de chegada, segundo Gomes, decorre da dificuldade de prever as condições da calha do rio Paraíba. Segundo ele, se o rio estiver muito assoreado, a demora será maior.

Fonte: Jornal da Paraíba

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »