saneamento basico

Transposição do Rio São Francisco e obras de saneamento são discutidas por Comissão

A comissão externa que avalia a transposição do rio São Francisco promove audiência pública amanhã para cobrar da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Ministério das Cidades que cumpram as condições impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para a realização da obra.

A audiência será com o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira; e com o presidente da Funasa, Antônio Henrique de Carvalho Pires.

O autor do pedido de realização da audiência, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), explica que o Ibama estabeleceu diversos condicionantes ao conceder o licenciamento ambiental, entre os quais:
a implantação de sistemas de abastecimento de água para populações urbanas dos municípios da área de influência direta do empreendimento e para as populações rurais na faixa de 10 km ao longo dos canais e no entorno dos reservatórios; e
a implantação de sistemas de esgotamento sanitário e de coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos nos municípios localizados nas bacias de contribuição dos reservatórios componentes e adjacentes à transposição.

Para o deputado, “a execução desses empreendimentos, além de atender aos condicionantes ambientais e sociais da transposição do rio São Francisco, garante uma melhor distribuição dos recursos hídricos à população beneficiada”.

O debate será às 14h30, no plenário 15.

 

 
Fonte: Cenário MT

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »