saneamento basico
hidrogenio verde

Hidrogênio verde: Ceará assina memorando com Cactus Energia Verde

Imagem Ilustrativa

 

Investimento de 5 bilhões de euros deve gerar mais de 5 mil empregos diretos

 

O Governo do Ceará assinou mais um memorando de entendimento para o hub de hidrogênio verde nesta segunda-feira (7) com a empresa Cactus Energia Verde. Agora, 15 empresas têm autorização para trabalhar com a produção do combustível.

Com investimento de 5 bilhões de euros, a previsão é que a construção da planta de produção inicie em 2023, com capacidade para produzir 10,5 mil toneladas de hidrogênio e 5,2 mil toneladas de oxigênio verdes por mês.

De acordo com o Governo estadual, o investimento deve gerar 5 mil empregos diretos durante a construção e manutenção, além de 600 postos de trabalho na fase de operação.

 

“Essa tem sido uma grande estratégia que o Ceará tem partido na frente. O maior objetivo de tudo isso é gerar oportunidade. Fazer com que nosso estado possa crescer, se desenvolver e gerar empregos”, Camilo Santana, governador do Ceará.

 

LEIA TAMBÉM: Indústria de hidrogênio

 

Produção offshore

A Cactus Energia Verde deve ser instalada na ZPE do Complexo Portuário do Pecém, em uma área de até 250 hectares.

Para produzir o hidrogênio e o oxigênio verdes, a empresa vai utilizar 3,6 GW de energia limpa de fontes renováveis, que terá como matriz a produção do Parque Fotovoltaico Uruquê, de capacidade para produzir 2,4 GW de energia.

O parque será instalado nos municípios de Jaguaretama e Umari, e o Parque Eólico Offshore (que também teve seu memorando de entendimento assinado), com potencial de produção de 1,2 GW de energia, localizado em Camocim.

 

OPEP das energias renováveis

O chefe executivo da Cactus Energia Verde e presidente do Parque Fotovoltaico Uruquê, Luis Eugenio Pontes, afirmou que, em uma conversa com um grande investidor internacional, foi mencionado o destaque do Ceará com relação às energias renováveis.

 

“Essa semana tive um contato com um canadense que representa um dos maiores fundos de investimentos em energias renováveis e ouvi uma frase muito interessante dizendo que o Ceará ‘vai ser a OPEP das energias renováveis e limpas’. Achei muito expressivo e a gente fica muito seguro e honrado de participar desse momento”, disse.

 

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior, o hub vai mudar o perfil econômico do estado.

 

“Essa é uma notícia muito importante para todos nós, porque lideramos uma transição energética e estamos introduzindo na economia investimentos que vão gerar grandes oportunidades para os cearenses”, destacou.

 

Vejas as empresas que já assinaram memorando de entendimento com o Governo do Estado:

  • Enegix Energy
  • White Martins
  • Qair
  • Fortescue
  • Eneva
  • Diferencial
  • Hytron
  • H2helium
  • Neoenergia
  • Engie
  • Transhydrogen Alliance
  • Linde
  • Total Eren
  • AES Brasil
  • Cactus Energia Verde

 

Fonte: Diário do Nordeste

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »