Inciativa Privada Investimento RS
Por Robson Bonin
Entre 2005 e 2021, o investimento em saneamento no Rio Grande do Sul foi de 40,3 reais por habitante, nas 317 cidades com operação da estatal Corsan. O valor é menos da metade da média nacional de 82,7 reais. Segundo estudo do instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, o Estado atingiria a meta do marco do saneamento em 30 anos com o investimento atual.
Novo estudo sobre impacto da privatização da empresa de água e esgoto mostra que investimento no estado é menos da metade da média nacional
O levantamento indicou que a privatização do saneamento acrescentaria 1,2 bilhão de reais ao PIB gaúcho e geraria 47.000 postos de trabalho, diretos, indiretos e induzidos.
LEIA TAMBÉM: Universalização do saneamento provoca corrida nos estados por investimentos privados
A Aegea, que arrematou a Corsan em leilão em dezembro do ano passado, projeta investir, ao ano, 173 reais por habitante, quatro vezes mais do que o investimento atual.
Inciativa Privada Investimento RS
Uma disputa judicial trava o início da operação da Aegea no RS. Falta ainda a assinatura do contrato de transferência do controle da estatal.
Fonte: Veja Abril.