saneamento basico

InverGroup anuncia aquisição da EOS Consultores

Imagem Ilustrativa

O InverGroup, holding de investimentos, tecnologia e utilities, anuncia a aquisição de 50% da EOS Consultores, empresa especializada em softwares de gestão em saneamento básico. A união expande a atuação da EOS, que, além de sistemas, passará também a oferecer produtos integrados com os medidores (hardware) desenvolvidos pela multinacional. A compra foi considerada estratégica para o grupo, que pretende aumentar o seu faturamento em R$20 milhões com a aquisição.

Holding de investimentos e utilities dá continuidade a seu processo de expansão e faz nova aquisição com a compra da empresa de softwares

A movimentação conclui um acordo que foi iniciado em março de 2021, a partir da parceria entre a empresa e o grupo. A compra da EOS Consultores foi a 30ª aquisição do InverGroup, como parte de seu processo de expansão por meio de aquisições. O grupo que era composto por 26 empresas no início de 2021 passou a ter 56 empresas sob o seu guarda-chuva.

O InverGroup atua nos segmentos de infraestrutura, tecnologia, business to client (B2C), capital de investimento, além de operações ligadas a marketing. A origem do relacionamento com a EOS é anterior à criação da Accell, fundada em junho de 2020, a partir da divisão da Itron na América Latina. A parceria se estreitou a partir da gestão de Henrique Costa, então diretor latino-americano da Itron, à nova holding, sediada no interior de São Paulo, na cidade de Americana (SP). “A compra da EOS foi mais um passo importante para a consolidação de nossos planos de crescimento, pois ela irá ampliar nossos negócios e conectar uma cadeia inteira de serviços”, explica Costa, CEO da Accell Solutions e membro conselheiro do grupo.

A multinacional e as outras empresas do grupo também ampliarão portfólio oferecendo ao mercado sistemas de leitura de água, luz e gás, sistemas completos para gestão comercial das empresas de saneamento, sistema de gestão dos serviços operacionais e comerciais executados em campo além de sistemas de medição automatizada que desde 1997 são desenvolvidos pela EOS.

Além disso, a expansão do portfólio otimiza os índices de perdas que ocorrem durante a distribuição de água em diversos locais do território nacional. Atualmente, a média brasileira está em torno de 38%, ou seja, de tudo que é produzido pelas companhias, pouco mais de um terço se perde durante a distribuição. A partir da otimização de softwares e hardwares com ampla conectividade, o desperdício pode ser reduzido em até 50%.

A tecnologia para tanto, dominada atualmente pela Accell a partir do controle dos medidores, já foi capaz de reduzir a taxa de desperdício em 40% somente na cidade de Americana. Com a integração da cadeia de produção juntamente com os softwares desenvolvidos pela EOS Consultores, a expectativa é que esse controle de perdas seja ainda maior. “A incorporação dos serviços da EOS como parte do InverGroup proporcionará uma gama de serviços inédita e concretiza um sonho de oferecer soluções integradas ao mercado de saneamento, gás e energia. Estamos muito motivados com as possibilidades que surgirão com a sociedade”, explica Marcelo Rangel, diretor comercial e operações da EOS Consultores.

Essa movimentação foi favorecida pelo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro e amplia a realização de licitações para companhias de água e esgoto. A lei permite que empresas privadas tenham mais competitividade, disputando em condições iguais às estatais locais.

Sobre o InverGroup

Fundado em 1993, o grupo é composto por 56 empresas e atua nos segmentos de infraestrutura, tecnologia, business to client (B2C), capital de investimento, além de operações ligadas ao marketing.

Sobre a EOS Consultores

Empresa especializada em desenvolvimento de softwares de gestão de utilities, que atua há 24 anos nos segmentos de Saneamento Básico e Meio Ambiente. Está presente em mais de 220 localidades no Brasil.

Últimas Notícias:
Secagem Solar Lodo

Secagem Solar de Lodo

Na grande maioria das estações de tratamento de esgoto (ETEs), o lodo biológico é o resíduo sólido gerado em maior quantidade, sendo responsável por um dos maiores custos operacionais, devido principalmente aos serviços de transporte e destinação do material.

Leia mais »