Em reunião com o prefeito Paulo Piau, a empresa de renome internacional Beraca Water Technologies apresentou, ontem (22), o projeto da planta da indústria da empresa para instalação no Distrito Industrial III, cujo investimento será da ordem de U$ 80 milhões, ou seja, aproximadamente, R$ 500 milhões. Essa empresa brasileira, fundada em 1956, tem seis unidades de produção em cinco Estados brasileiros, com subsidiária na Europa (Paris) e USA (New Jersey), estando presente em mais de 40 países.
Além do prefeito, também participaram da reunião: o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, o chefe de Gabinete, Fernando Hueb, o sócio-diretor da Beraca, Marco Antônio Sabará, o diretor financeiro, Wellington Rogério e o advogado Raul Olivardes Ribeiro Júnior da Sette Câmara, Corrêa e Bastos. No encontro, Sabará informou que a empresa já assinou contrato com o Estado, solicitando, inclusive, contrapartidas e que, em Uberaba, conta com o apoio da prefeitura no que tange aos incentivos. O sócio-diretor informou que eles solicitaram à prefeitura acesso viário com asfalto e iluminação pública, bem como terraplenagem e ligação de água e esgoto, isenção de ISS e IPTU e isenção do ISS para a obra civil da instalação.
A empresa pretende se instalar no Distrito Industrial III de Uberaba, com o objetivo de instalar uma fábrica de produção de hipoclorito de cálcio, sendo 45 ton/dia de cloro, 50 ton/dia de soda, 1,3 ton/dia de hidrogênio, HCI 15 ton/dia e hipocal 17 ton/dia, com o objetivo de atender ao mercado de cosméticos, saneamento, alumínio, tecelagem, alimentos, usinas de álcool e açúcar, bebidas, carnes e pecuária de lei. A empresa vai gerar 60 empregos diretos e 120 indiretos. Na fase 1, será implantada a fábrica de cloro-soda (2014-2015) e na fase 2 a planta de hipocal (2016).
Segundo Marco Sabará, a Beraca trabalha focada em três pilares: nutrição, beleza e saúde. “Fazem parte do nosso quadro de clientes, dezenas de empresas, entre elas L’oreal Paris, O Boticário, Natura, Coca-Cola, Sadia, Bayer, Basf, Ambev, Danone, Nestlê, Cargill, Shering-Plough e IFF – International Flavors e Fragrances Inc”, revelou.
Após destacar o bom momento que vive Uberaba, o prefeito informou que todas as demandas solicitadas foram direcionadas para que o secretário José Renato proceda com os trêmites legais para que a empresa integre o grupo que será levado à avaliação do conselho, cuja reunião será em fevereiro. “Não tenho dúvidas de que a empresa será bem recebida e encontrará na cidade um sistema logístico de crescimento, formado por rodovias duplicadas e outras em processo de duplicação (devido à concessão), polidutos e ferrovias. Esse investimento é apenas um reflexo de outros empreendimentos que estão entrando em contato com a prefeitura desde que foi feito o anúncio do gasoduto e da planta de amônia em Uberaba, cujos investimentos somam mais de R$ 4 bilhões.Agora, vamos pensar também na formação de mão de obra qualificada para que o uberabense seja o maior beneficiado”, finalizou.
BID acompanha avanços do Prosamin+ em Manaus/AM e debate projeto de saneamento rural no interior
Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está em Manaus para acompanhar de perto os avanços das obras desenvolvidas pelo Governo do Amazonas, no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).