O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) celebrou contrato de financiamento no valor de EUR 200 milhões com o espanhol Instituto de Crédito Oficial (ICO), vinculado ao Ministério da Economia e Competitividade da Espanha. Os recursos serão destinados ao financiamento de projetos em setores que reúnam interesse brasileiro e espanhol.
O contrato de captação é resultado do Memorando de Entendimento assinado em 2013, que prevê a cooperação entre as instituições no apoio a projetos de interesse comum. O Brasil tem se posicionado como o segundo principal destino dos investimentos de empresas espanholas no mundo, e o ICO, um banco público, atua como agência financeira do Governo da Espanha.
Com a celebração desse novo contrato de empréstimo, o BNDES dá continuidade à sua estratégia de ampliar o seu relacionamento com instituições financeiras internacionais, aumentando a escala dos investimentos que realiza em parceria com organismos multilaterais e agências governamentais. Este ano, o Banco realizou empréstimo semelhante com o Japan Bank for International Cooperation (JBIC), no valor de US$ 150 milhões.
Nova bactéria descoberta por pesquisadores brasileiros pode reduzir uso de agrotóxicos e fortalecer a agricultura familiar no Brasil
Pesquisa no Maranhão identifica bactéria capaz de reduzir o uso de agrotóxicos, diminuir custos e fortalecer a agricultura familiar em regiões pressionadas pelo agronegócio. Produzir alimentos sem comprometer a saúde