saneamento basico

CAIXA e Sanepar investem 53 milhões em saneamento no Paraná

Mais de 277 mil paranaenses serão beneficiados com a ampliação e melhoria das redes de captação e distribuição de água com a contratação entre a CAIXA e a Companhia de Saneamento do Paraná no último mês. Os projetos serão realizados nos municípios de Cambé, Pato Branco e Apucarana e, juntos, contam com um investimento de R$ 53 milhões, sendo R$ 47,7 milhões de financiamento repassados pelo banco, o que representa 90% dos recursos injetados.

Em Cambé, as obras terão foco principal na melhoria do sistema de reserva e distribuição de água. Serão construídos um reservatório com capacidade para 7,2 mil m³ e duas estações elevatórias de água tratada. A região apresentou crescimento populacional expressivo nos últimos anos e, por isso, o sistema está operando hoje no limite de sua capacidade. “A obra vai garantir atendimento de qualidade para a demanda atual e futura”, afirma o gerente regional da CAIXA Arielson Bittencourt.

A mesma situação ocorre em Pato Branco, que já possui 100% da área coberta pelo abastecimento de água. No entanto, a projeção é de déficit de produção nos próximos anos. “Por isso a necessidade de construção da barragem no Rio Pato Branco e dos reservatórios com capacidade para 500 m³ e 3 mil m³”, afirma Bittencourt.

Em Apucarana, a meta é o aumento da produção e capacidade de armazenamento de água para os próximos vinte anos. Será construído um reservatório com capacidade para 2 mil m³, que vai aumentar em 32% a capacidade atual de armazenamento. Mais 2,2 mil metros de adutoras e quase 15 mil metros de rede de distribuição em tubo PVC serão instalados.

Fonte e Agradecimentos: http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Noticias/Noticia/Default.aspx?newsID=1091

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »