Dilma estimula investidores a apostar no petróleo brasileiro

Brasília – A presidente Dilma Rousseff liderou nesta segunda-feira a assinatura do contrato de concessão da maior jazida petroleira do país a um consórcio integrado por empresas estrangeiras e a estatal Petrobras e encorajou aos investidores a apostar pelo Brasil.

O Brasil dá sinal efetivo concreto, e inequívoco que está aberto ao investimento privado, nacional ou estrangeiro“, declarou Dilma durante a assinatura do contrato de concessão.

O consórcio que se adjudicou o Campo de Libra é integrado por Petrobras (40%), a francesa Total (20%), a anglo-holandesa Shell (20%) e as chinesas China National Corporation (10%) e China National Offshore Oil Corporation (10%).

O campo de Libra é considerado a maior jazida petroleira do Brasil e calcula-se que guarde reservas recuperáveis de 8 a 12 bilhões de barris e está situada em águas profundas do oceano Atlântico, a 183 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

Segundo Dilma, a concessão desse campo à iniciativa privada ratifica o interesse de seu governo em contar com empresários que “queiram investir” tanto em petróleo, como em estradas, portos, aeroportos e outras infraestruturas.

A presidente destacou a capacidade tecnológica da Petrobras, que levou ao descobrimento do chamado pré-sal, um novo horizonte de hidrocarbonetos no qual se situa o campo de Libra, o maior de diversos jazidas que, em conjunto, pudessem conter até 80 bilhões de barris de petróleo.

Sem dúvida, o descobrimento do pré-sal foi o maior da última década no mundo do petróleo“, afirmou.

O consórcio vencedor foi o único que se interessou no leilão e pagará um cânone de R$ 15 bilhões ao Estado, que além disso receberá 41,65% do petróleo excedente uma vez descontados os custos de produção.

Dilma ressaltou que, o dinheiro que arrecade o Estado mediante essa concessão petrolífera será destinado a investimentos em educação e saúde e à constituição de um “fundo social estratégico”, que será uma “garantia para a melhora da qualidade de vida” da sociedade brasileira.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, presente no ato, destacou além disso que o desenvolvimento do campo de Libra será um fator gerador de “milhares de empregos” diretos e indiretos.

Segundo as condições da licitação, pelo menos 59% das equipes e dos serviços utilizados para a exploração da jazida, incluindo plataformas marinhas, gasodutos e equipes submarinas, deverá ser fabricado no país.

Fonte: Exame
Veja mais: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/energia/noticias/dilma-estimula-investidores-a-apostar-no-petroleo-brasileiro

Últimas Notícias:
Baseform Atualização contínua dos Modelos Hidráulicos

Baseform | Atualização contínua dos Modelos Hidráulicos

A maioria dos modelos é calibrada de vez em quando, e rapidamente se desatualiza — a rede muda, o consumo altera, são adicionadas novas ligações e o modelo perde silenciosamente o contato com a realidade. As equipes de operação e planejamento que trabalham com um modelo desatualizado estão, na prática, navegando de noite com um mapa obsoleto.

Leia mais »

Indicadores que toda concessionária deve acompanhar para aumentar a eficiência operacional | EOS Systems

A gestão de uma concessionária ou autarquia de saneamento é um exercício constante de equilíbrio entre conformidade regulatória, sustentabilidade econômico-financeira e nível de serviço ao cliente. Com o avanço das metas exigidas pelas agências reguladoras e a necessidade de otimização de recursos (OPEX), mensurar apenas o faturamento bruto e o volume faturado é uma prática obsoleta e perigosa.

Leia mais »