saneamento basico

Estatal chinesa busca parceria para captação de água em Joinville

Uma missão técnica e comercial da estatal chinesa Beijing Enterprises Water Group, ou Águas de Pequim, empresa de alto know how nos serviços de captação, distribuição e tratamento de água, e também no desenvolvimento de projetos de infraestrutura no setor, apresentou à Prefeitura de Joinville, nesta quinta-feira (27), proposta de formação de parcerias no financiamento ou desenvolvimento de projetos.

 

“Vamos examinar as possibilidades, especialmente o custo do financiamento”, avaliou o prefeito Udo Döhler ao determinar ao presidente da Companhia Águas de Joinville Roberto Luiz Carneiro e ao secretário de Desenvolvimento Jalmei Duarte um estreitamento das conversações com os chineses. O prefeito sugeriu o estudo de propostas tanto no campo do financiamento como na pactuação de parceria público- privada (PPP) e concessão.

 

A missão, chefiada por Binbin Qui e Yumin Lu, teve o acompanhamento de um dos diretores do banco de negócios Brasilinvest (São Paulo), Sérgio Aguiar Matos, que está acompanhando os chineses em seus contatos no Brasil. “Joinville é a primeira cidade que visitamos. Amanhã estaremos em Campinas antes de retornarmos para o escritório da Água de Pequim em Nova Iorque”, explicou. A Beijing Enterprises Water Group Limited (BEWG) se apresentou ao prefeito de Joinville como uma estatal chinesa que se especializou nos setores da água e da preservação do ambiente. Nos últimos anos se posicionou como uma das empresas líder no fornecimento de soluções de sistemas integrados para o setor da água através de forte presença e experiência em mercados emergentes como na Malasia e Portugal.

 

O presidente da Águas de Joinville, Roberto Luiz Carneiro, que retornou na quarta-feira de São Paulo, onde participou de seminário sobre o setor, explicou que Joinville tem alguns projetos já elaborados para ampliar o sistema de captação e, especialmente, de tratamento de esgoto. “Temos projetos para as várias regiões, especialmente para a zona sul de Joinville”, explicou.

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »