saneamento basico

FMI prevê queda da economia brasileira em 2015

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma contração de 1% da economia brasileira para 2015, uma redução importante em relação a sua última previsão. Em janeiro, o órgão dava conta de um crescimento de 0,3% para o PIB do país.

A estimativa atual é 2,4 ponto percentual menor que a divulgada no relatório de outubro do ano passado, quando a previsão de crescimento foi rebaixada de 2,0% para 1,4%. Em abril de 2014, o Fundo havia estimado alta de 2,7% para 2015 e, em janeiro do ano passado, de 2,8%.

Em relatório publicado neste sexta-feira (10), o Fundo defende que a retração será puxada por política fiscal e monetária mais rígida e pelos cortes de investimentos na Petrobras, em um momento de queda na atividade visto desde 2014.

Ajuste fiscal
“A implementação bem sucedida do ajuste fiscal e outras medidas devem contribuie para fortalecer a confiança e ajudar a revigorar os investimentos no fim de 2015, proporcionando a base para o retorno de um crescimento positivo em 2016”, concluiu o FMI. Para o próximo ano, o órgão projeta um crescimento de 0,9%.

O Fundo destacou que o desenvolvimento do país está condicionado a riscos como um racionamento de energia e água ocasionado pela estiagem e desdobramentos das denúncias de corrupção na Petrobras, além de um ambiente externo mais adverso.

Ainda segundo o relatório, o Brasil foi bem sucedido em reduzir o desemprego, a pobreza e a desigualdade nos últimos anos, embora a alta inflação e a deterioração das contas públicas impõem “desafios difíceis”, enquanto riscos externos também pesam no cenário.

Para a cúpula de diretores do órgão, a política monetária deve permanecer rígida e o esforço das autoridades em perseguir a meta de inflação é digno de elogios, assim como a prontidão em tomar novas medidas para não colocar em risco esta meta.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »