Governo conclui obras que elevam para 80% o saneamento no Litoral do Paraná

A governadora Cida Borghetti entregou nesta quarta-feira o maior programa de expansão do saneamento já executado no Litoral do Paraná. Fruto de mais de 250 milhões de reais investidos pela Sanepar, o conjunto de obras eleva o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto na região para 80%.

O maior indicador de áreas litorâneas entre os municípios atendidos por companhias estaduais de saneamento. Antes das obras, o índice era de 52%. São mais de 27 mil novas ligações no sistema de esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná, municípios que abrigam a maior parte das praias paranaenses e as mais frequentadas.

Foram implantados 515 quilômetros de rede coletora de esgoto, 29 estações elevatórias e substituídas redes antigas. Cida Borghetti afirma que a entrega é histórica e beneficia à população. A governadora lembra o investimento representa um grande reforço para consolidar a qualidade ambiental do Litoral do Paraná.

Hoje a Companhia tem índices superiores à média nacional, pois coleta mais de 70% do esgoto gerado nos centros urbanos, que é completamente tratado. A média nacional não ultrapassa 50%. O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, destaca os bons índices de saneamento do estado. Soavinski também ressalta a importância dos avanços do saneamento para comércio e turismo. Em todo o Litoral, os investimentos da Sanepar em água e sistemas de esgoto somam 480 milhões de reais desde 2011. Além disso, há investimentos do estado em infraestrutura urbana e viária, revitalização da orla dos municípios, saúde e segurança pública.

Investimentos

O prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti, reforçou que os benefícios garantem saúde, balneabilidade e mais movimento na cidade. O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, afirma que os investimentos representam uma melhora definitiva. Além das obras, o programa de expansão do saneamento no Litoral do Paraná envolve também um trabalho de educação socioambiental.

Em Matinhos, já foram realizadas abordagens domiciliares de serviço em imóveis mais de 14 mil famílias, para sensibilização, orientação técnica e vistorias. Em Pontal do Paraná, o trabalho já alcançou cerca de 11 mil e 500 famílias.

Fonte: AEN

Últimas Notícias: