saneamento basico

Governo garante junto ao Incra quase R$ 4 milhões para beneficiar cerca de 1.100 famílias em assentamentos no Norte do Estado

Para dar continuidade ao programa de implantação de sistemas coletivos de abastecimento de água em Projetos de Assentamentos no Estado do Tocantins a Agência Tocantinense de Saneamento – ATS já pode contar, a partir de deste mês, com a verba no valor de 3.882.253,04 que irá beneficiar 17 assentamentos no norte do Estado nos municípios de Aguiarnópolis, Araguatins, Cachoeirinha, Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins, Riachinho, São Bento e Wanderlândia.

O projeto para a implantação dos 17 sistemas Coletivos de Abastecimento de Água, em assentamentos, elaborado por técnicos da ATS, teve verba garantida nesta quarta-feira,12, durante reunião com o presidente do Incra- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/INCRA, Carlos Mário Guedes, em Brasília e o diretor de Expansão, Meio-Ambiente e Fiscalização da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS, Péricles de Andrade que esteve representando o Presidente Edmundo Galdino. O diretor estava acompanhado do Senador Vicentinho Alves e do secretário do Escritório de Representação o distrito, Francisco de Assis.

A liberação desses recursos contou com a gestão do senador Vicentinho Alves para a implantação de sistemas coletivos de abastecimento de água que beneficiarão diretamente 1.085 famílias de produtores rurais. Durante o encontro o presidente do INCRA garantiu ao senador Vicentinho que a primeira parcela do referido montante do convênio será liberada ainda em fevereiro.

Pleiteamos a liberação desses recursos para que o Governo do Tocantins realize, através da ATS, a construção dos sistemas. O alcance das obras é enorme. Cada sistema de abastecimento, composto por um poço tubular profundo, um clorador, um reservatório e uma rede de distribuição de 4 km, favorecerá, diretamente, 40 famílias com água tratada”, pontuou o senador Vicentinho.

Para o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento, Edmundo Galdino, o Tocantins está entre os Estados que mais tem avançado na área do saneamento e esse avanço, de acordo com Galdino é graças ao suporte e credibilidade que o governo tem dado à ATS e ainda porque o Estado pode contar com homens como o senador Vicentinho Alves, arrojado e comprometido com os interesses do povo tocantinense, destacou enfatizando que esse empenho tem feito a diferença na empreitadas da ATS junto ao governo Federal.

Mais recursos
Na mesma audiência a ATS também recebeu sinal positivo sobre a verba no valor de 38.522.234,52 para construção de mais 156 sistemas coletivos de abastecimento de água em assentamentos da reforma agrária no Tocantins, objeto do protocolo de intenções assinado entre a ATS e o Incra, em 2013. Nesse sentido o Presidente Carlos Mário garantiu ao senador Vicentinho Alves e ao diretor Péricles que o instituto pretende, ainda este ano, viabilizar os recursos junto aos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Integração Nacional.

A solicitação da ATS no valor de R$ 1,5 milhão para cobrir as despesas de manutenção, recuperação e operação de 126 sistemas já existentes no Estado, de responsabilidade do Incra, por um prazo de 12 meses, também esteve na pauta da reunião e obteve despacho favorável do presidente do Instituto.

A proposta para que a ATS administrasse esses serviços partiu do Superintendente Regional do Incra no Tocantins, Ruberval Gomes da Silva, que prontamente acatou as condições apresentadas pela agência, encaminhando a solicitação do recurso ao Presidente da instituição, Carlos Mário Guedes.

Fonte: Surgiu
Veja mais: http://surgiu.com.br/noticia/138014/governo-garante-junto-ao-incra-quase-r-4-milhoes-para-beneficiar-cerca-de-1100-familias-em-assentamentos-no-norte-do-estado.html

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »