saneamento basico

Panorama 2017 traz orientações para gestores municipais

A tendência global dirigida às políticas sociais destaca o papel preponderante que devem desempenhar as autoridades locais, especialmente os Prefeitos, na prestação dos serviços públicos essenciais.

Esse papel de destaque às autoridades municipais reflete o processo de descentralização, delegação de poderes e de fortalecimento da democracia, dentro da qual está inserida a questão essencial do saneamento básico.

A boa governabilidade no setor de saneamento no nível municipal  nunca esteve tão em pauta.

O Panorama da Participação Privada no Saneamento 2017, traz um capítulo especial contendo uma estrutura básica de informações que pode ser usada em muitas municipalidades. Para o uso das orientações, podem ser necessárias adaptações e modificações, dependendo do tamanho e do perfil do município, além de considerações críticas quanto às diferenças econômicas, culturais e geográficas.

Contar com o apoio da iniciativa privada envolve cuidados com aspectos legais e comportamentais, mas é bem mais simples do que pode parecer!

Leia também: Água é a mais urgente questão ambiental brasileira

Na ponta da corda, porém, são os prefeitos que têm o mandato de seus constituintes, a responsabilidade e a melhor oportunidade de motivar e dirigir esforços para promover o saneamento básico e a consequente qualidade de vida das populações em seus municípios.

FAÇA O DOWNLOAD DO PANORAMA DA PARTICIPAÇÃO PRIVADA NO SANEAMENTO >CLIQUE AQUI<

saneamento-panorama

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »