saneamento basico

SC: Água é tema de Audiência Pública na Câmara de Florianópolis

A Câmara Municipal de Florianópolis, no âmbito das Comissões de Constituição e Justiça; Saúde; Meio Ambiente e Defesa do Consumidor; e Direitos Humanos e Segurança Pública, realizou Audiência nesta quinta-feira, 23 de outubro, para discutir a oferta, qualidade e potabilidade da água distribuída em Florianópolis.

Segundo o vereador requerente da audiência, Deglaber Goulart (PMDB), a preocupação é que a população volte a sofrer novamente com a falta ou racionamento de água que atinge a cidade, principalmente no verão quando a demanda é maior. “O encontro foi realizado para saber da Casan quais são os investimentos planejados para evitar que o problema afete os moradores, especialmente do Norte da Ilha, na próxima temporada, o que prejudica não apenas os munícipes, mas também os turistas que vão embora com uma impressão errada da nossa cidade”, ressaltou o vereador.

O superintendente regional de Negócios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis da Casan, Carlos Alberto Coutinho, apresentou os projetos que estão sendo realizados na região para aumentar a distribuição. Somente na Capital são quatro obras:

– a ampliação da Estação de Tratamento de Água do Morro dos Quadros;

– no Continente, implantação do terceiro trecho da Adutora 1200, que inicia na BR-101 e vai até Capoeiras;

– em São José, melhorias na rede de distribuição e construção de três reservatórios de água tratada com capacidade total de 14 milhões de litros;

– e na ilha, a construção de nove quilômetros da adutora de água tratada para o bairro do Itacorubi, e que também terá vazão adicional para a região Norte da Ilha na temporada de verão.

O superintendente explicou ainda as ações do Plano Verão que são:

– interligação de adutora que levará do Itacorubi 60 l/s de água a mais para o norte da Ilha;

– 10 mini-poços perfurados na Cachoeira do Bom Jesus e Praia Brava;

– melhorias na Estação de Tratamento de Ratones aumentando de 5 l/s para 10 l/s a capacidade de abastecimento;

– melhorias na Estação de Tratamento da Daniela aumentando a capacidade de abastecimento que antes era de10 l/s para 20 l/s;

– contratação de geradores que serão instalados no mês de dezembro para garantir o fornecimento de energia;

– e contratação de 10 caminhões-pipa para possíveis emergências.

Representantes da Vigilância Sanitária do Município também estiveram presentes e mostraram dados dos relatórios de monitoramento da água, realizado mensalmente.  Ao todo são 137 pontos distribuídos em Florianópolis, 115 da Casan e 22 pontos alternativos. Segundo a vistoria, durante a temporada de verão aumenta o número de laudos com inconformidades.  Os principais problemas encontrados são cor e turbidez que, possivelmente, ocorrem por falhas no processo de tratamento.

Informação confirmada pelo presidente do Conselho Comunitário do Pontal de Jurerê, Emir Benedetti, que reclamou das condições da água na Praia da Daniela. “A água que chega na Daniela é marrom, tem um sabor horroroso e fede. Isso leva os proprietários a colocarem filtro ou contratarem caminhão-pipa.”

De acordo com Coutinho, a CASAN está investindo R$ 15 milhões na Capital, entre melhorias operacionais e obras. “São mais de 20 ações em andamento para tornar os sistemas de captação, tratamento e distribuição mais seguros”, informou o superintendente.

Ao fim da audiência ficou definida a realização de duas novas audiências para tratar do assunto: uma em dezembro para saber se as promessas e projetos em andamento estão concluídos e dando resultados e outra no fim do verão para avaliar a temporada, apontar os acertos e erros e buscar aprimorar ainda mais o processo para que os moradores não fiquem sem água, independente da estação ou período do ano.

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »