saneamento basico

Cagepa repudia participação da iniciativa privada em saneamento

MP trata sobre o chamamento para a participação da iniciativa privada no setor de saneamento básico

A diretoria executiva da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) se posicionou contra a Medida Provisória 844/2018, do governo Federal, que altera a estrutura da prestação de serviços de saneamento do Brasil.

A MP trata sobre o chamamento para a participação da iniciativa privada no setor de saneamento básico, tendo como um dos argumentos a universalização dos serviços.

“Nós, da diretoria da Cagepa, defendemos que ela [a MP] é inconstitucional porque fere a autonomia dos estados e municípios, no que se refere ao artigo 241 da Constituição Federal, que permite a celebração dos convênios de cooperação entre entes federados para gestão associada de serviços públicos de interesse comum”, informou a Cagepa.

Aumento nas tarifas

“Avaliamos que existe a necessidade de ajustes nesta legislação, no entanto, entendemos que isto deveria ocorrer por meio de Projeto de Lei. Estamos tratando de um assunto que requer um debate envolvendo toda a população, uma vez que estamos tratando de saúde pública e bem estar social. Por fim, diante do exposto, além de repudiarmos a atitude do Governo Federal, conclamamos a todos a participarem dessa discussão, acessando a Consulta Pública da MP 844/2018.

Fonte: Portal Correio

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »