saneamento basico

Camara de SP decide criar CPI para investigar SABESP

Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil

Os vereadores de São Paulo aprovaram hoje (6) a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os contratos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – empresa estadual de economia mista – e a prefeitura da cidade. A criação da CPI teve 30 votos a favor e 9 contra. Segundo a Câmara Municipal, a comissão terá duração de 120 dias, e será composta por nove vereadores.

A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do estado de São Paulo, e atende, segundo a própria empresa, a aproximadamente 27,7 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,7 milhões de pessoas com coleta de esgotos. Mas está às voltas com dificuldades porque, desde o começo do ano, a capital paulista e outras cidades vivem uma crise de abastecimento de água.

“Nós pretendemos, com a CPI, investigar o contrato de prestação de serviços entre a Sabesp e o governo de São Paulo. Vamos apurar o atual contrato, porque entendemos que ele não está sendo cumprido. Já falta água nas zonas leste e norte. Enfim, o atual contrato será apreciado”, disse o vereador Laércio Benko (PHS), autor do requerimento que propôs a CPI.

Já o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) acredita que a instalação da CPI foi uma manobra eleitoral. “Essa CPI não faz sentido algum, uma vez que o contrato da Sabesp está aberto para consulta. É público. A meu ver, essa CPI é um barulho político; há interesse eleitoral por trás disso. Não há necessidade de se instaurar uma CPI”, argumentou.

Procurada pela Agência Brasil, a Sabesp informou que não vai se pronunciar sobre a instalação da CPI.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »