saneamento basico

Deputado quer isenção de ICMS para autarquias de água e saneamento

O deputado estadual Joseildo Ramos (PT) defendeu, na terça-feira (1º), a concessão da isenção do ICMS para autarquias de água e saneamento na Bahia. O benefício que desonera o imposto sobre o fornecimento de energia elétrica já havia sido concedido para empresas com sociedade de economia mista, como a Embasa, através de um decreto assinado pelo governador Rui Costa no dia 18 de agosto. A indicação apresentada pelo parlamentar deve ampliar o direito também para os SAAEs, serviços autônomos de água e esgoto, presentes em diversos municípios do estado, como Alagoinhas e Catu.

“Se empresas públicas e autarquias fazem o mesmo serviço de distribuição e disposição de água potável para a população, por um princípio da similaridade, isso é uma questão de justiça”, afirmou o deputado durante o pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa.

Ainda de acordo com Joseildo, os SAAEs precisam ser incluídos porque também utilizam a energia elétrica como um dos principais insumos para captação, bombeamento e distribuição de água de boa qualidade.

Na indicação ao governador, o parlamentar ressaltou ainda a importância da medida para fortalecer os 34 SAAEs espalhados por todo o Estado e garantir a universalização do acesso à água e tratamento de esgoto nos municípios baianos.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »