saneamento basico

MP abre inquérito para apurar lançamento de esgoto no rio

O Ministério Público Estadual, através da Curadoria do meio Ambiente ,abriu inquérito civil público para apurar o lançamento de esgoto no córrego da Onça e no Rio Paraná, em Três Lagoas. Uma grande concentração de fosfato total e hidrocarbonetos em sua maioria, por descargas de esgoto sanitário e produtos derivados do petróleo foram encontrados no rio Paraná, nas imediações do Jupiá.

Os dejetos e substancias derivadas do petróleo foram encontrados durante coleta de água realizada em dezembro no rio Paraná pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), conforme divulgado na semana passada pelo Jornal do Povo. A análise da qualidade do rio é feita nas proximidades da obra de construção da ponte rodoviária que interligará Três Lagoas a Castilho (SP).

De acordo com o Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, há algum tempo essa situação já era de conhecimento do Ministério Público Estadual, por esse motivo abriu o procedimento para apurar essa situação. Ele informou que o esgoto está sendo jogado praticamente ‘in natura’ no rio Paraná, já que as obras de ampliação das Estações de Tratamento e Esgoto (ETEs) da Sanesul não estão concluídas.

Isso nos trouxe preocupação. Gostaríamos de saber do presidente da Sanesul quais sãos as razões lógicas para isso. Por isso encaminhei um ofício para ele no mês passado, mas até hoje não recebi resposta da Sanesul, estamos aguardando resposta”, informou o Promotor de Justiça.
A intenção, de acordo com Oliveira, é que a empresa termine de forma rápida as construções das obras das Estações de Tratamento, sob pena,dessa situação redundar em medida administrativa e judicial.

Quanto aos derivados do petróleo encontrados no rio, o promotor disse que solicitou do instituto o resultado dessa coleta para saber a localização de onde pode ter escoado o combustível. “É uma situação estranha que pode ter sido originária de uma série de fatos. Temos a construção da ponte sobre o rio Paraná, temos dois postos de combustíveis do lado do Estado de São Paulo, entre outras situações, que pode representar indícios a origem do vazamento de combustível”, destacou.

OPERAÇÃO
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que, em razão dessa situação diagnosticada no estudo da Universidade do Paraná, vai realizar um operação no rio Paraná a fim de identificar as substâncias poluentes e o local, mas para não atrapalhar os trabalhos do órgão, a data quando se dará a vistoria não foi divulgada.

Fonte: Jornal do Povo
Veja mais: http://www.jptl.com.br/?pag=ver_noticia&id=65344

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »