Skip to content
domingo, junho 26, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

MPE investiga convênio irregular por parte da Prefeitura de Douradoquara

  • Leis & Afins
  • fevereiro 5, 2014

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs três ações contra o Município de Douradoquara, no Alto Paranaíba, com o intuito de recomendar que se adotasse medidas de saneamento básico e de tratamento de lixo na cidade. Contudo, para cumprir o compromisso, a Prefeitura criou um problema jurídico ao firmar convênio com o Departamento de Água e Esgoto (Dmae) de Monte Carmelo, em agosto do ano passado. A Promotoria também investiga a questão. A Prefeitura foi procurada para falar sobre o assunto, mas não quis se pronunciar.

Segundo o promotor de Justiça responsável pelo patrimônio público, Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, a autorização da Câmara Municipal para que o convênio fosse firmado só foi concedida dois meses depois e, pela lei, convênios dessa natureza precisam de autorização prévia. “Isso implica em provável crime de improbidade administrativa e crime de responsabilidade do prefeito municipal e até cassação”, afirmou.

A reportagem da TV Integração foi até a Prefeitura para conversar com prefeito Ademir Ramos Rodrigues, mas nem ele e nem o procurador-geral Dimitri Marques Ramos quiseram dar informações ou gravar entrevista.

Ações do MPE e outras irregularidades
Nas ações movidas pelo MPE, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, é pedido que a administração pública instale uma estação de tratamento de esgoto, já que o esgoto cai em um córrego que passa pelo entorno da cidade.
O promotor do Meio Ambiente, Hamilton Pires Ribeiro, disse que já conseguiu liminar judicial. “É uma situação irregular que precisa ser rapidamente resolvida, mas nós não podemos simplesmente mandar tapar a boca do cano que despeja o esgoto no córrego, porque o problema social seria muito maior”, esclareceu.

Por isso, o promotor optou por pedir em liminar apenas um projeto executável com o cronograma de como será resolvido o problema.

Outras ações foram referentes ao Município pelo fato de descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2006, que previa destinação adequada do lixo doméstico, industrial e hospitalar da cidade; e também por não ter adotado outras medidas que estavam no acordo passado como a obtenção das licenças ambientais, início da instalação de um aterro sanitário e o fechamento do lixão.

A desativação foi determinada e a Prefeitura passou, então, a descartar parte do lixo em uma área próxima a um conjunto habitacional. No local há resíduos de construção civil, pedaços de árvores, recicláveis, pneus, entre outros.

O caminhão da Prefeitura está sempre no local e é o mesmo que leva o lixo doméstico de Douradoquara para o município vizinho.
O lixo vai para o aterro sanitário de Monte Carmelo por meio de um convênio que estabelece o envio de no máximo quatro caminhões por semana e tem de ser exclusivamente de lixo doméstico. É proibido o descarte de resíduos hospitalares, de construção civil, pneus e material eletroeletrônico. “A Prefeitura resolveu parcialmente o problema. Ele ainda está irregular, porque ele não pode levar parte do lixo para lá e para outra parte na cidade. Eu acredito que a Feam [Fundação Estadual de Meio Ambiente] deve ser chamada para autuar por esse infração administrativa”, comentou Hamilton.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/02/mpe-investiga-convenio-irregular-por-parte-da-prefeitura-de-douradoquara.html

AnteriorAnteriorÁgua do Vale do Ribeira só chega à capital em 2018
PróximoNa 1ª sessão, vereadores criticam aumento de tarifa de água em CuiabáPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Superbac
bf-dias
clean environment brasil
suez
Conaut
DENORA
Penetron
logo-netzsch
aquamec
paques-logo-home.jpg
logo-bioproj

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.