saneamento basico

Informações sobre níveis de reservatório de água poderão vir a ser obrigatórias

A população poderá em breve ter acesso a relatórios sobre os níveis de reservatório de água para abastecimento público e outros dados relativos à segurança hídrica.

A proposta consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 444/2015, apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), incluído na pauta de votação da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor desta quarta-feira (26).

O projeto quer dar mais transparência e controle social à gestão dos reservatórios de água mantidos pelos prestadores de serviço de abastecimento à população. A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), com emendas de redação. A proposta será votada em caráter terminativo.

Tarifa social

Na pauta da CTFC também está o PLS 505/2013, do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto. O objetivo é oferecer subsídio às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal, sob a forma de um desconto, progressivo e inversamente proporcional ao consumo de água, nas faturas do serviço.

O projeto recebeu parecer favorável da relatora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e ainda precisa passar pela análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A reunião da comissão está marcada para 9h, no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho.

Fonte: Agência Senado

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »